Filha do chairman da Martifer substituída por CEO da Visabeira
Mariana Nogueira Martins, filha do chairman da Martifer, renunciou às funções de vogal da administração da empresa, tendo sido substituída no cargo pelo chairman da Vista Alegre e CEO da Visabeira, grupo que lidera a OPA sobre a metalomecânica de Oliveira de Frades.
A 12 de maio passado, a administração da Martifer informava o mercado que iria levar a assembleia geral de acionistas, marcada para o dia 28 desse mês, a eleição de Carolina Martins, irmã de Mariana, que já lá estava há um ano, assim como do primo Eduardo, como novos membros para o cargo de vogais do conselho de administração da empresa detida em 48% (através da I’M) pelos irmãos Carlos e Jorge Martins, pais das irmãs e de Eduardo, respetivamente.
Na proposta que seria levada à reunião magna da Martifer, a I’M considerava “fundamental que o conselho de administração seja alargado de molde a poder integrar membros de múltiplas gerações, com diferentes ‘backgrounds’ e percursos profissionais, sendo sua convicção que esta diversidade intergeracional é, de per si, benéfica e potenciadora do alcance e desenvolvimento de uma visão estratégica adequada aos atuais e futuros desafios da sociedade".
Perante a polémica surgida com o facto de os irmãos Martins quererem o alargamento da administração da Martifer para incluir mais dois filhos, a I’M viria a retirar a sua proposta, pelo que a mesma não foi apresentada na assembleia geral de acionistas realizada a 28 de maio do ano passado.
Entretanto, com a Martifer sob uma OPA em curso liderada pela Visabeira Indústria com a Mota-Engil e a I’M, a empresa de Oliveira de Frades acaba de informar o mercado que Mariana Nogueira Martins apresentou, na passada segunda-feira, a sua carta de renúncia às funções de vogal do conselho de administração da sociedade, com efeitos a partir dessa data.
“Mais informa que na reunião de hoje, o conselho de administração deliberou cooptar para o cargo de administrador não executivo, até ao final do mandato em curso, Nuno Miguel Rodrigues Terras Marques, em substituição de Mariana Nogueira Martins”, lê-se no comunicado enviado, esta quinta-feira, 19 de fevereiro, para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, Nuno Terras Marques é chairman da Vista Alegre e CEO do grupo Visabeira.
“A Martifer agradece o contributo de Mariana Nogueira Martins, que integrou o conselho de administração ao longo dos últimos dois anos”, remata a empresa.
Mariana Martins é CEO da Enable Mobility
Nascida em janeiro de 1993, em Oliveira de Frades, concelho onde está sediada a Martifer, que foi fundada e é liderada pelo seu pai, Mariana Martins reside atualmente em Lisboa e é CEO da Enable Mobility, novo operador de pontos de carregamento de veículos elétricos, que é detida em um terço pela Black and Blue Investimentos, “holding” da família Martins.
Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 2014, “graduada entre os 10% melhores” do seu ano, Mariana Martins frequentou um programa de intercâmbio na parisiense ESSEC Business School.
Mestre em Gestão com especialização em International Business pela IE Business School de Madrid em 2015, “graduada entre os 10% melhores” do seu ano, teve acesso a uma bolsa de estudo como IE Fellow.
Tirou também um MBA pela Stanford Graduate School of Business (Estados Unidos), em 2021, tendo sido “graduada entre os 10% melhores” do seu ano (Arjay Miller Scholar), e recebido o “'award' de Siebel Scholar, que é atribuído ao top 5 dos alunos”.
A CEO da Enable Mobility Iniciou a sua carreira profissional como analista de “private equity” no The Abraaj Group, em 2015, primeiro no Dubai (Emirados Árabes Unidos), depois na Cidade do México (México), tendo ingressado na McKinsey & Company como analista em Lisboa, em 2017, e como associada em Silicon Valley e em São Francisco (Estados Unidos), em 2021, tendo saído da empresa no final de 2024.
(Notícia atualizada às 18:21)
Mais lidas