pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fisco espanhol controla ajudas a famílias numerosas e deficientes

A agência tributária do país vizinho vai apertar a vigilância aos beneficiários do cheque mensal de 100 euros, aprovado pelo Governo. O plano de combate à fraude prevê a recuperação de 11.300 milhões de euros em 2015.

Negócios 12 de Março de 2015 às 10:19

A agência tributária espanhola vai promover com uma vigilância especial aos beneficiários das ajudas regulares concedidas pelo Governo às famílias numerosas e com dependentes a cargo, aprovadas na recente reforma fiscal no país vizinho e que consistem num cheque mensal de 100 euros.

Segundo o El País, esta é uma das medidas previstas no plano de controlo tributário e aduaneiro, no qual o Ministério das Finanças confia para recuperar perto de 11.300 milhões de euros no combate à fraude. No ano passado, o organismo liderado por Santiago Menéndez recuperou perto de 12.318 milhões de euros, mais 12,5% do que no ano anterior.

O documento relativo à estratégia para 2015 fala em "utilizar intensivamente a informação remetida pelas comunidades autónomas", que desde o início do ano devem enviar à administração fiscal, de forma periódica e por via electrónica, os dados sobre as famílias numerosas e os graus de incapacidade dos beneficiários.

Outra das medidas implementadas pela agência tributária de Espanha passa por analisar os conteúdos das redes sociais nas investigações contra a fraude, sobretudo em busca de sinais exteriores de riqueza que não correspondam com o rendimento do utilizador. Ligações familiares, de negócios e pessoais estão também a ser examinadas nas redes sociais por uma equipa de funcionários que se dedicam a pesquisar em páginas, blogues e outras plataformas da Internet.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio