Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial volta a cair em Fevereiro

A produção industrial em Portugal caiu 0,4% em Fevereiro face ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a quebra foi de 1% - uma descida menos acentuada do que a verificada em Janeiro.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 30 de Março de 2015 às 12:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Depois do crescimento de 1,6% registado em Janeiro, o índice que mede a produção das fábricas portuguesas voltou a cair em Fevereiro. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, 30 de Março, a produção industrial em Portugal decresceu 0,4% em Fevereiro face ao mês anterior.

 

A contribuir para esta queda estiveram, sobretudo, os agrupamentos de bens de consumo e bens intermédios, que apresentaram variações negativas de 2,1% e 0,8%, respectivamente. Anularam, assim, os contributos positivos dos agrupamentos de bens de investimento e de energia, que cresceram 0,6% e 2,5%, respectivamente, face ao mês de Janeiro.   

 

Contudo, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial caiu 1% em Fevereiro, uma taxa superior em 0,3 pontos percentuais à registada em Janeiro.

 

Também neste caso, os bens de consumo apresentaram o contributo mais negativo para a queda do índice, com uma descida de 6,9%.  

 

Pelo contrário, a evolução dos agrupamentos de bens intermédios e de energia evitaram um decréscimo mais acentuado do índice total da produção industrial, com subidas de 2,5% e 4,6%, respectivamente. 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística Portugal economia negócios e finanças indústria transformadora
Outras Notícias