Google deixa de analisar email para criar anúncios
A tecnológica norte-americana Google vai deixar de analisar os conteúdos do correio electrónico para personalizar anúncios.
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O anúncio foi feito na passada sexta-feira, 23 de Junho, por Diana Green, vice-presidente da Google Cloud.
Um dos objectivos passa por aproximar o serviço de email gratuito ao G Suite, modalidade paga e dirigida a empresas, onde nunca se assistiu a essa análise de conteúdos para fins publicitários.
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"O conteúdo do Gmail para consumidores não será usado ou analisado para qualquer personalização de anúncios após esta mudança", garantiu a responsável.
Apesar desta decisão, a tecnológica tem outras formas para reunir informação sobre a actividade online e, desse modo, direccionar publicidade, que não deixará de estar presente no Gmail.
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Os vídeos assistidos no Youtube, as pesquisas feitas online bem como todo o histórico do navegador Google Chrome permitirão à tecnológica apresentar anúncios mais direccionados aos gostos dos utilizadores.
A prática de análise de conteúdos do Gmail existe, praticamente, desde o início do serviço, originando críticas de especialistas na área da privacidade de dados.
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Se há uma mudança na análise para publicidade, a Google vai continuar a desenvolver esse procedimento por questões de segurança, evitando acções de "spam", "phishing" e "malware".
Ao Financial Times, Diana Greene explicou que a decisão de parar de analisar os emails no Gmail – que conta com 1,2 milhões de utilizadores em todo o mundo – poderá ajudar a captar mais clientes para os serviços pagos, uma vez que são reduzidas as dúvidas sobre práticas de privacidade na componente empresarial.
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Contudo, este processo de fim de análise dos conteúdos do email não é automático. Aos utilizadores cabe entrar na sua conta Google, dirigindo-se à área de informação pessoal e privacidade. Nesta parte, entra na definição de anúncios e, na nova página que será aberta, terá a opção de desactivar a personalização de anúncios, seleccionando o espaço para o efeito. Aí sim, garante a privacidade da sua caixa de email. (Notícia actualizada às 15:55 com mais informação)
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