Impresa afasta impacto de ação de minoritário na entrada dos italianos da MFE no capital
A Impresa afasta, ao dia de hoje, um eventual bloqueio ao negócio com a MFE, decorrente da ação intentada em tribunal pela acionista minoritária Tilway Management, uma sociedade anónima, com sede no Panamá, para invalidar o aumento do capital social, condição para a entrada dos italianos MFE na dona da SIC e do Expresso.
Em comunicado, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Impresa confirma que, "apesar de ainda não ter sido citada, tomou conhecimento da interposição, pela Tilway Management Inc., sociedade anónima de direito panamiano, de ação judicial visando a invalidação das deliberações sociais adotadas em Assembleia Geral de 29 de dezembro de 2025, incluindo a deliberação relativa ao aumento de capital social que, quando executada pelo Conselho de Administração da Sociedade, permitirá a entrada da MFE – MediaForEurope N.V. ('MFE') no seu capital".
PUB
No entanto, deixa claro: "Na presente data, a Sociedade não antecipa que a referida ação tenha impacto na implementação da parceria entre a Impresa e a MFE".
Até ao momento desconhece-se quem são os titulares da empresa com sede no Panamá que tem menos de 2% da Impresa.
Em 29 de dezembro, os acionistas, reunidos em assembleia-geral extraordinária da Impresa, autorizaram o Conselho de Administração a realizar, no prazo de um ano, um aumento de capital de até 17,3 milhões de euros, mediante entradas em dinheiro.
PUB
Na mesma reunião magna, "foi aprovada a supressão dos direitos de preferência dos acionistas no aumento do capital social" a deliberar pela administração e "aprovada a alteração dos estatutos".
A Tilway Management Inc. deu entrada, em 28 de janeiro, no Juízo de Comércio de Sintra com uma ação contra a Impresa - Sociedade Gestora de Participações Sociais para "a anulação de deliberações sociais".
"Desconhecemos a identidade do ou dos acionistas em causa", afirmou fonte oficial da Impresa, quando questionada sobre o tema pela Lusa.
PUB
Em 26 de novembro, a Impresa anunciou a parceria com a MFE que irá passar a deter 32,934% da dona da SIC, e a família Balsemão mantém o controlo do grupo com 33,738%.
De acordo com fontes contactadas pela agência de notícias, a Tilway Management Inc. é representada pelo escritório de advogados Clareira.
A notícia da ação da Tilway tinha sido avançado na quarta-feira pelo Eco.
PUB
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda