Netflix pronta para transmitir Liga dos Campeões a partir de 2027
A Netflix está entre as gigantes do "streaming" que se posicionam na linha da frente para ganhar o concurso de direitos televisivos para a transmissão das principais competições de futebol europeias, nomeadamente a Liga dos Campeões.
No entanto, a Netflix não irá concorrer sozinha. Entre os interessados estarão também a Disney+, a Amazon Video e a DAZN, o que significa que o valor a colocar em jogo terá de ser elevado, ainda que a transmissão seja de apenas um jogo por jornada.
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O objetivo da UEFA é fazer uma revolução na transmissão das competições europeias a partir de 2027. Ao dar a oportunidade destas plataformas concorrerem, uma vez que a transmissão será em exclusivo e a nível mundial, de um jogo por jornada, o futebol europeu sairá reforçado nos canais digitais e os torneios terão um alcance superior.
Ainda assim, esta não é uma aposta leviana. As plataformas de "streaming" já se mostram atentas a este tipo de conteúdo há alguns anos. A Amazon Prime detém os direitos da transmissão da nova temporada da NBA, enquanto a Netflix transmite WWE, boxe ou NFL e a Disney+ tem os jogos da Liga dos Campeões feminina.
Contudo, o valor a pagar pode vir a ser um entrave. Isto porque os clubes europeus esperam arrecadar, pelo menos, cinco mil milhões de euros por ano, entre 2027 e 2033, com a cedência dos direitos da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa.
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"Queremos inspirar novos fãs a acompanhar as nossas competições e aumentar o envolvimento com novas audiências, especialmente num panorama de media e direitos de transmissão em constante mudança. Ao tirar o máximo partido das plataformas digitais, vamos aproximar o jogo de todos como nunca antes", apontou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, na última assembleia-geral, abordando o potencial deste novo modelo.
Além da "expansão das principais fontes de receita", a UEFA quer então construir "algo único e com ambição, para oferecer o futebol mais envolvente, mais inovador e mais acessível".
A entrada dos gigantes de "streaming" neste jogo vai colocá-los em confronto direto com os principais canais de desporto da televisão tradicionais. O interesse da Netflix nestas competições europeias surge também numa altura em que a plataforma procura atrair novos clientes e fidelizar aqueles que estão indecisos na manutenção da sua assinatura.
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