Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Balsemão escolhe Pedro Norton para vice-presidência da Impresa

O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, anunciou ontem a nomeação de Pedro Norton para o cargo de vice-presidente da comissão executiva da "holding". O até agora CEO da Impresa Jornais sucede assim a Luiz Vasconcellos como número dois no

Adriano Nobre anobre@mediafin.pt 28 de Fevereiro de 2008 às 17:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, anunciou ontem a nomeação de Pedro Norton para o cargo de vice-presidente da comissão executiva da "holding". O até agora CEO da Impresa Jornais sucede assim a Luiz Vasconcellos como número dois no organograma da Impresa e perfila-se como provável sucessor de Balsemão na liderança do grupo detentor da SIC, do "Expresso" e da "Visão".

Em comunicado enviado à CMVM, Francisco Pinto Balsemão justificou a medida com o facto de Vasconcellos ter comunicado "há largos meses, a sua intenção firme e inabalável de deixar de exercer funções executivas" no grupo.

Apesar desta decisão, Luiz Vasconcellos permanecerá no conselho de administração da "holding" como vice-presidente não executivo, prolongando assim uma ligação com a Impresa que se estende há já 35 anos. Um percurso durante o qual assumiu, ao longo de três anos e meio, a liderança da Sojornal, substituindo Balsemão enquanto este exerceu funções no Governo.

A promoção de Pedro Norton a número dois da Impresa é mais um passo na sua progressão na "holding", onde ingressou em 1992 (ver perfil). E a sua nomeação para vice-presidente da comissão executiva da Impresa pode ser encarada como um indicador de que estará na primeira linha da sucessão a Francisco Pinto Balsemão.

Pedro Norton deverá assumir oficialmente as novas funções depois de a sua nomeação ser ratificada na próxima assembleia-geral da Impresa, agendada para 27 de Abril.

A partir dessa data, Norton passa a integrar também do conselho de administração, juntamente com Francisco Pinto Balsemão, Francisco Maria Balsemão, Alexandre Vaz Pinto, Miguel Veiga, António Pinto Barbosa e Luísa Anacoreta Correia

Por definir está ainda o sucessor de Norton como CEO da Impresa Jornais, unidade que gere os jornais "Expresso" e "Autosport", as revistas "Blitz" e "Courrier Internacional", as estruturas Impresa Classificados, PubliSurf e Gesco e a participação de 22,3% na agência Lusa, entre outros activos.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias