Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência analisa compra do controlo da dona do DN pela empresa de Marco Galinha

"A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Páginas Civilizadas, do controlo exclusivo da Global Notícias - Media Group e respetivas subsidiárias", refere o aviso publicado na página do regulador.

Lusa 13 de Outubro de 2020 às 10:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Grupo Bel, de Marco Galinha, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra de uma participação de controlo na Global Media, dona da TSF, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, entre outros títulos, segundo um aviso publicado.

"A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Páginas Civilizadas, do controlo exclusivo da Global Notícias - Media Group e respetivas subsidiárias", refere o aviso publicado na página do regulador.

A Páginas Civilizadas está presente em áreas de negócio como distribuição e vending de produtos de tabaco, indústria, automação, indústria aeronáutica e aeroespacial, inovação, tecnologia e comunicação, 'green transportation', imobiliário e mobiliário.

A mudança na dona do DN, através da entrada de Marco Galinha como acionista da Global Media, é feita através da Páginas Civilizadas, uma empresa veículo controlada pelo Grupo Bel, e foi anunciada em meados de setembro, tal como a Lusa noticiou.

"Esta parceria, que será formalizada após a conclusão dos devidos procedimentos, visa o relançamento estratégico de um dos principais grupos de referência da comunicação social em Portugal, num momento desafiante para o sector e para o país", afirmou, na altura, a Global Media, dona do Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF, entre outros títulos, e acionista da Lusa.

A Global Media Group (GMG) tem como acionistas a KNJ Global Holdings Limited, com 35,25%, José Pedro Carvalho Reis Soeiro, com 24,5%, Olivemedia, Unipessoal, Lda, com 19,25%, o Novo Banco, com 10,5%, e a Grandes Notícias, igualmente com 10,5%.

A administração da GMG é presidida por José Pedro Soeiro, que assumiu o cargo, com o fim do mandato de Proença de Carvalho, até à eleição do novo Conselho de Administração.

O grupo Bel, que apresentou uma proposta de compra da Media Capital em abril, foi fundado em 2001 por Marco Galinha e tem atividades em vários setores, entre os quais máquinas de 'vending' (máquinas de venda automática) e aeronáutica, e entrou nos media em 2018, através do Jornal Económico.
Ver comentários
Saber mais DN Marco Galinha AdC Autoridade da Concorrência Grupo Bel Global Media Diário de Notícias
Mais lidas
Outras Notícias