Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reestruturação financeira da Controlinveste estará acordada

O acordo de princípio sobre a reestruturação da dívida da Controlinveste ao BCP e ao BES deverá ser fechado esta terça-feira. O grupo que controla o “Diário de Notícias” passará a ter como maior accionista o empresário angolano António Mosquito, segundo o "Diário Económico".

Bruno Carvalheiro
Negócios negocios@negocios.pt 10 de Setembro de 2013 às 08:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

BCP, BES e António Oliveira, o empresário que detém a Controlinveste, terão já acordado os termos da reestruturação das dívidas do grupo de comunicação social à banca, que ficarão consagrados num memorando de entendimento cuja assinatura deverá ter lugar esta terça-feira, 10 de Setembro, noticia o “Diário Económico”.

 

O acordo prevê a entrada do empresário angolano António Mosquito no capital da Controlinveste e, eventualmente, de Luís Montez, adianta o mesmo jornal, esclarecendo que o entendimento com estes investidores será fechado mais tarde. Recorde-se que Mosquito acaba de chegar a acordo com a Soares da Costa para ficar com a maioria do capital da empresa de construção do grupo de Manuel Fino. Também neste caso, a entrada do investidor angolano aconteceu no âmbito de um processo de reestruturação financeira.

 

Além destes novos accionistas, o entendimento prevê ainda que BCP e BES convertam em capital créditos sobre a empresa de Joaquim Oliveira, devendo ficar com uma posição conjunta de 30%. Já o actual accionista de controlo deverá reduzir a sua participação para 25%, ficando o restante capital nas mãos de Mosquito e Montez que, refere o “Diário Económico”, terão de entrar com 15 a 20 milhões de euros de dinheiro fresco.

 

O modelo de reestruturação financeira prevê que a dívida da Controlinveste seja reduzida em mais de 70%, passando de 230 milhões para 64 milhões. No entanto, segundo o jornal, os dois novos investidores pretendem um “perdão” adicional, por forma a que a dívida não supere os 40 milhões.

Ver comentários
Saber mais Controlinveste BCP BES António Mosquito António Oliveira
Outras Notícias