O Negócios pergunta. Maioria considera que o RSI já não cumpre a sua função

O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre sobre a utilidade do Rendimento Social de Inserção para aliviar as condições de vida dos mais necessitados. Eis as conclusões.
O Negócios pergunta no WhatsApp se o RSI ainda ajuda no combate à pobreza
Negócios 15:52

Até 2010, o valor de referência do Rendimento Social de Inserção (RSI) chegava a cobrir mais de 80% do valor a partir do qual se era considerado pobre no país. As crises atravessadas - e as mexidas, desde logo, nos parâmetros de atualização – tornam-no hoje muito menos generoso. 

PUB

As diferentes opções políticas tomadas pelos governos dos partidos PS e PSD, com alterações na forma de indexação da prestação e no cálculo dos rendimentos considerados na atribuição da prestação, têm vindo a determinar maior ou menor generosidade do RSI, que em 2023 se limitava já a cobrir cerca de 40% do limiar de pobreza nacional.

No inquérito lançado pelo Negócios no seu , a larga maioria dos leitores considera que o RSI já não cumpre a sua função. Entre as 171 respostas obtidas, 88 inquiridos selecionaram a opção "discordo totalmente" e 29 optaram por "discordo". 

Por outro lado, 46 leitores defendem que o RSI ainda cumpre a sua principal função, o alívio da pobreza.

PUB

O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do 

Saber mais sobre...
Saber mais Pobreza Política Partido Social Democrata
Pub
Pub
Pub