pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O Negócios pergunta. Maioria concorda com novos rácios de alojamento local em Lisboa

O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a proposta de Carlos Moedas de Regulamento Municipal do Alojamento Local em Lisboa. Eis as conclusões.

Negócios pergunta sobre limitação de alojamento local em Lisboa via WhatsApp
Negócios pergunta sobre limitação de alojamento local em Lisboa via WhatsApp
Negócios 24 de Novembro de 2025 às 12:38

Os novos limites constam da proposta de Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL) em Lisboa, que Carlos Moedas leva a reunião de câmara na próxima semana e consagram um aperto face ao que prevê o regulamento agora em vigor - em que os rácios estão nos 20% e nos 10%, para a contenção absoluta e para a contenção relativa, respetivamente - mas uma alívio face ao que chegou a estar previsto na elaboração do novo regulamento - 5% para a contenção absoluta e entre 5% e 2,5% para a contenção relativa. 

Fica ainda prevista uma área de contenção absoluta única a nível municipal, sempre que o concelho atinja um rácio igual ou superior a 10%. Hoje em dia, refira-se, o rácio de AL em Lisboa está nos 7% pelo que, dependendo das zonas, continuará a haver alguma margem para novas unidades. 

No canal de WhatsApp do Negócios, entre os 199 leitores que responderam ao inquérito, 125 "concordam totalmente" com o aumento da limitação de alojamento local na capital portuguesa. Há ainda 23 inquiridos que concordam com a criação de rácios mais limitativos para novas licenças. Por outro lado, apenas 35 não estão de acordo com a proposta que vai ser apresentada dia 27 de novembro.

O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do .

Ver comentários
Publicidade
C•Studio