pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mais de 500 pessoas ficaram sem televisão

Já foi efectuado o apagão analógico de televisão em 39 concelhos do litoral continental. Mais de 500 pessoas ficaram sem sinal, mas 400 não tinham feito qualquer movimento para se adaptarem.

26 de Janeiro de 2012 às 21:08

Em comunicado, a entidade reguladora diz que até às 13 horas de hoje o centro de atendimento da TDT (televisão digital terrestre) recebeu 538 telefonemas de pessoas que ficaram sem televisão, mas, acrescenta, que 400 não se tinham preparado. Os restantes tinham comprado os descodificadores, mas ainda não estavam operacionais.

"Estes números são considerados muito positivos, pois representam menos de 1% das cerca de 78 mil famílias que tiveram de se preparar para receber o sinal digital", assinala a Anacom em comunicado.

O sinal analógico já foi desligado em 39 concelhos do continente, em seis distritos. A população abrangida por estes dois desligamentos ultrapassa os 750 mil habitantes, num total de mais de 300 mil famílias.

A Anacom revela ainda que durante o ano de 2011, venderam-se em Portugal mais de 808 mil televisores compatíveis com a norma da TDT (Mpeg 4 H.264), tendo 139 mil sido vendidas durante o mês de Dezembro.

Em 2011, foram, ainda, vendidos 426 mil descodificadores, tendo 257 mil sido vendidos em Dezembro, segundo dados da GFK, citados pela Anacom.

A migração, de acordo com um inquérito da Marktest, estava, em metade dos casos, sido feita por via da compra de televisores e metade de descodificadores.

O próximo desligamento acontecerá a 1 de Fevereiro, abrangendo a cidade de Lisboa.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio