“Finanças para Todos” ganha 2,5 milhões da Europa e chega às PME

A ERC Advanced Grant atribuída ao projeto liderado por Miguel Ferreira, da Nova SBE, vai permitir estudar o impacto da literacia financeira na população, mas também levar essa “escola” até às empresas.
Paulo Moutinho 18 de Junho de 2025 às 13:19

O “Finanças para Todos”, um projeto da Nova SBE apoiado pela Fidelidade, obteve uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação para estudar o impacto da formação em literacia financeira junto da população ativa portuguesa. Com os 2,5 milhões de euros, vai ser possível fazer chegar este programa ao tecido empresarial português, com foco nas Pequenas e Médias Empresas (PME).

A ERC Advanced Grant atribuída ao projeto liderado por Miguel Ferreira, Professor Catedrático e Vice-Dean da Nova SBE, financiará o estudo que visa avaliar o impacto da formação em literacia financeira junto da população ativa portuguesa, analisando não só os efeitos diretos sobre o conhecimento e comportamento financeiro dos indivíduos, mas também os impactos indiretos nos seus colegas de trabalho, empresas e economias locais.

PUB

“A educação financeira é essencial para o bem-estar das famílias e a resiliência das economias. Este projeto vai permitir, pela primeira vez, compreender de forma rigorosa e em larga escala os efeitos reais da literacia financeira no contexto laboral e territorial”, diz o investigador principal do projeto, em comunicado.

Com o financiamento adicional, será possível alargar o programa gratuito de literacia financeira “Finanças para Todos”, desenvolvido pela Nova SBE com o apoio da Fidelidade, às empresas nacionais.

O desenvolvimento da literacia financeira assume particular relevância junto das PME, que representam a larga maioria das empresas em Portugal. São 99,9% do total de empresas, geram quase 70% do valor acrescentado bruto (VAB) e têm grande peso no emprego: mais de 75%.

PUB
Pub
Pub
Pub