Um "site", um livro, uma revista
Antes de lançar uma empresa, convém aprender com as experiências alheias. Podem evitar-se erros e alguns que até podem ser fatais quando o novo projecto
Um "site"
Evite erros numa "startup"
![]() | ![]() No blogue de Paul Graham pode encontrar 13 conselhos para evitar erros susceptíveis de comprometer o seu projecto. |

No blogue de Paul Graham pode encontrar 13 conselhos para evitar erros susceptíveis de comprometer o seu projecto.
Antes de lançar uma empresa, convém aprender com as experiências alheias. Podem evitar-se erros e alguns que até podem ser fatais quando o novo projecto ainda está a tentar sair do ovo. No blogue de Paul Graham, em paulgraham.com, estão identificados 13 conselhos que podem ser úteis.
O primeiro "segredo" está em saber escolher os melhores sócios para lançar o negócio. Graham refere que uma empresa é como uma casa. Pode-se mudar tudo excepto a localização e uma situação semelhante sucede com uma empresa. As ideias podem mudar mas mudar de sócios já é mais difícil.
Outro conselho é o de lançar o negócio depressa. Não porque isso possa ser um factor crítico de sucesso mas porque o verdadeiro trabalho só começa quando a empresa começa a operar no mercado a que se dirige.
No arranque, terá a ambição de conquistar rapidamente um número elevado de clientes. Talvez esta não seja a estratégia mais acertada. Se começar com poucos mas conseguir que a sua pequena estrutura os mantenha com um nível de satisfação muito elevado, isso é capaz de fazer mais pela divulgação daquilo que vende do que uma multidão de consumidores com sentimentos ambivalentes.
Um Livro
Os coveiros da Merril Lynch
![]() | ![]() Em "Crash of the Titans", Greg Farrell conta os detalhes da queda da Merril Lynch. Os gestores ficam mal na fotografia. |

Em "Crash of the Titans", Greg Farrell conta os detalhes da queda da Merril Lynch. Os gestores ficam mal na fotografia.
O papel dos grandes bancos de investimento e dos gestores que comandavam os seus destinos na eclosão da crise actual continua a ser matéria de análise e investigação. Greg Farrell, jornalista do "Financial Times", é um dos mais recentes autores a abordarem o tema no livro "Crash of the Titans: Greed, Hubris, the Fall of Merril Lynch".
A obra está cheia de pequenos detalhes que, noutras circunstâncias, seriam, acima de tudo, coscuvilhice. Enquadrados numa narrativa que visa mostrar como entidades com a importância da Merril Lynch cavaram o fosso onde o sistema financeiro e as economias dos países desenvolvidos se enterraram assumem outra relevância.
Greg Farrell conta como os altos executivos da Merril estavam preocupados com os seus salários, prémios e, até, com a decoração dos seus gabinetes enquanto a casa de investimento se atolava em activos tóxicos ligados ao mercado imobiliário. John Thain, sucessor de Stanley O'Neal e que era suposto salvar a Merril Lynch, tomou uma primeira decisão que foi a de contratar, por 1,2 milhões de dólares, a redecoração do seu gabinete. Este e outros pormenores revelam como gestores desfocados traíram os accionistas e não só.
Uma Revista
Dez tendências nas redes sociais
![]() | ![]() Como vão evoluir as redes sociais da internet e como aproveitá-las para fazer crescer a sua empresa? A "Entrepreneur" dá algumas respostas. |

Como vão evoluir as redes sociais da internet e como aproveitá-las para fazer crescer a sua empresa? A "Entrepreneur" dá algumas respostas.
As redes sociais prometem ser um meio cada vez mais poderoso para as empresas promoveram produtos e serviços, comunicarem com potenciais clientes e recolherem informação sobre o que pode melhorar a sua oferta. Mais do que entretenimento, Facebook, Twitter ou LinkedIn são ferramentas poderosas que estão apenas à espera de serem exploradas com eficácia.
Para atingir objectivos, é necessário tentar perceber qual poderá ser a evolução das redes sociais e as tendências que se verificarão em 2011 nestes meios. Na revista "Entrepreneur", Starr Hall faz uma reflexão sobre esta matéria e identifica dez aspectos que deverão marcar a evolução das redes durante o próximo ano.
A autora do texto começa por abordar as questões do "marketing" e aconselhar as empresas a familiarizarem-se com ferramentas como a Foursquare, Facebook Places e Gowalla, que poderão ajudar os gestores a detectarem gostos e interesses dos utilizadores e a afinar os alvos a quem podem dirigir as suas acções de promoção. Segue-se a referência a plataformas de vídeo mais orientadas para os negócios do que o YouTube, como o Viddler, Vimeo ou o Dailymotion. Conheça todas as tendências no "site" da "Entrepreneur".
Mais lidas