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Um "site", um livro, uma revista

Antes de lançar uma empresa, convém aprender com as experiências alheias. Podem evitar-se erros e alguns que até podem ser fatais quando o novo projecto

23 de Dezembro de 2010 às 10:38

Um "site"

Evite erros numa "startup"

No blogue de Paul Graham pode encontrar 13 conselhos para evitar erros susceptíveis de comprometer o seu projecto.

No blogue de Paul Graham pode encontrar 13 conselhos para evitar erros susceptíveis de comprometer o seu projecto.

Antes de lançar uma empresa, convém aprender com as experiências alheias. Podem evitar-se erros e alguns que até podem ser fatais quando o novo projecto ainda está a tentar sair do ovo. No blogue de Paul Graham, em paulgraham.com, estão identificados 13 conselhos que podem ser úteis.

O primeiro "segredo" está em saber escolher os melhores sócios para lançar o negócio. Graham refere que uma empresa é como uma casa. Pode-se mudar tudo excepto a localização e uma situação semelhante sucede com uma empresa. As ideias podem mudar mas mudar de sócios já é mais difícil.

Outro conselho é o de lançar o negócio depressa. Não porque isso possa ser um factor crítico de sucesso mas porque o verdadeiro trabalho só começa quando a empresa começa a operar no mercado a que se dirige.

No arranque, terá a ambição de conquistar rapidamente um número elevado de clientes. Talvez esta não seja a estratégia mais acertada. Se começar com poucos mas conseguir que a sua pequena estrutura os mantenha com um nível de satisfação muito elevado, isso é capaz de fazer mais pela divulgação daquilo que vende do que uma multidão de consumidores com sentimentos ambivalentes.

Um Livro

Os coveiros da Merril Lynch

Em "Crash of the Titans", Greg Farrell conta os detalhes da queda da Merril Lynch. Os gestores ficam mal na fotografia.

Em "Crash of the Titans", Greg Farrell conta os detalhes da queda da Merril Lynch. Os gestores ficam mal na fotografia.

O papel dos grandes bancos de investimento e dos gestores que comandavam os seus destinos na eclosão da crise actual continua a ser matéria de análise e investigação. Greg Farrell, jornalista do "Financial Times", é um dos mais recentes autores a abordarem o tema no livro "Crash of the Titans: Greed, Hubris, the Fall of Merril Lynch".

A obra está cheia de pequenos detalhes que, noutras circunstâncias, seriam, acima de tudo, coscuvilhice. Enquadrados numa narrativa que visa mostrar como entidades com a importância da Merril Lynch cavaram o fosso onde o sistema financeiro e as economias dos países desenvolvidos se enterraram assumem outra relevância.

Greg Farrell conta como os altos executivos da Merril estavam preocupados com os seus salários, prémios e, até, com a decoração dos seus gabinetes enquanto a casa de investimento se atolava em activos tóxicos ligados ao mercado imobiliário. John Thain, sucessor de Stanley O'Neal e que era suposto salvar a Merril Lynch, tomou uma primeira decisão que foi a de contratar, por 1,2 milhões de dólares, a redecoração do seu gabinete. Este e outros pormenores revelam como gestores desfocados traíram os accionistas e não só.

Uma Revista

Dez tendências nas redes sociais

Como vão evoluir as redes sociais da internet e como aproveitá-las para fazer crescer a sua empresa? A "Entrepreneur" dá algumas respostas.

Como vão evoluir as redes sociais da internet e como aproveitá-las para fazer crescer a sua empresa? A "Entrepreneur" dá algumas respostas.

As redes sociais prometem ser um meio cada vez mais poderoso para as empresas promoveram produtos e serviços, comunicarem com potenciais clientes e recolherem informação sobre o que pode melhorar a sua oferta. Mais do que entretenimento, Facebook, Twitter ou LinkedIn são ferramentas poderosas que estão apenas à espera de serem exploradas com eficácia.

Para atingir objectivos, é necessário tentar perceber qual poderá ser a evolução das redes sociais e as tendências que se verificarão em 2011 nestes meios. Na revista "Entrepreneur", Starr Hall faz uma reflexão sobre esta matéria e identifica dez aspectos que deverão marcar a evolução das redes durante o próximo ano.

A autora do texto começa por abordar as questões do "marketing" e aconselhar as empresas a familiarizarem-se com ferramentas como a Foursquare, Facebook Places e Gowalla, que poderão ajudar os gestores a detectarem gostos e interesses dos utilizadores e a afinar os alvos a quem podem dirigir as suas acções de promoção. Segue-se a referência a plataformas de vídeo mais orientadas para os negócios do que o YouTube, como o Viddler, Vimeo ou o Dailymotion. Conheça todas as tendências no "site" da "Entrepreneur".

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