A semana
Um grupo de 20 empresários da região da Beira Interior pretende apoiar novas ideias de negócio com a constituição da Beirabiz
Castelo Branco
"Business angels" apoiam novas ideias
Um grupo de 20 empresários da região da Beira Interior pretende apoiar novas ideias de negócio com a constituição da Beirabiz - Associação de Business Angels da Beira Interior, adiantou ontem à agência Lusa um dos responsáveis pela iniciativa.
Os investidores admitem disponibilizar, na fase inicial, cerca de 1,5 milhões de euros para apoio directo a novos projectos de qualquer área de actividade. Segundo João Carlos Tonilhas, empresário, a Beirabiz pretende, sobretudo, "incentivar jovens que tenham ideias de negócio válidas e viáveis, mas que precisem de gestão e de capital".
A nova associação "vai ter uma componente ligada ao Politécnico e a ideias inovadoras". A Beirabiz não exclui apostas "em empresas já implantadas que precisem de capital para dar o salto para novos projectos", como seja, a exportação.
A associação, criada este mês, tem sede em Castelo Branco e vai estrear-se na Internet (www.beirabiz.pt), uma plataforma informática que permitirá aos empreendedores apresentarem ideias de negócio e projectos de investimento. O apoio é analisado caso a caso, sendo que a Beirabiz prevê apoiar as novas ideias de negócio entrando com 40 a 50% do capital social. O restante pode ter origem em financiamentos bancários, com os quais a associação está a negociar parcerias, sendo que, em regra, os "business angels" têm a expectativa de lucrar com a venda do capital social, passados alguns anos de actividade da empresa.
Somando o investimento dos "business angels" e as outras fontes para formação do capital social, a Beirabiz pode ajudar a alavancar projectos " da ordem dos 3,5 milhões de euros", segundo aquele responsável. A expressão inglesa "business angels" designa investidores particulares disponíveis para apostar em pequenas e médias empresas e em projectos empresariais em fase inicial de desenvolvimento.
A nova associação pode ajudar a lançar projectos no valor de 3,5 milhões de euros, afirma um responsável da iniciativa.
Tecnovia aposta em Cabo Verde
A estrada está orçada em dois milhões de contos (18,1 milhões de euros) e prevê a construção, de raiz, de 30 quilómetros asfaltados. Quanto às perspectivas, o gerente da Tecnovia Cabo Verde admitiu alguns constrangimentos, mas manifestou-se confiante.
Knewon lança "cloud computing"
Criada há dois anos, a Knewon está a aposta em áreas como a eficiência energética, a vídeo-segurança e segurança de sistemas de informação.
Miguel Allen Lima explicou que a empresa funciona como uma "start-up" dentro do grupo Oni, o que lhe permite "criar novos produtos e soluções a uma nova velocidade".
Para o presidente executivo, este será um ano cruzeiro para a tecnológica, esperando que a facturação atinja os seis milhões de euros em comparação com menos de um milhão em 2011.
Rectificação"O imposto de consumo em Angola"
Na edição do "In" de 15 de Março, a tabela que acompanhava o artigo intitulado "O imposto de consumo em Angola" continha erros. Reproduzimos, hoje, a tabela correcta e pedimos desculpa aos leitores pelo lapso.
Mais lidas