Os livros que os marcaram
A inspiração arquitectural das empresas também está nas palavras. As que contam experiências, revoluções ou sonhos tornados realidade, que dão corpo às práticas, instrumentos e técnicas de gestão. São os livros imperdíveis dos gestores de topo. Conheça as bíblias de Portugal
Cinco responsáveis de topo de empresas em Portugal aceitaram o desafio do Negócios de falarem sobre os livros de gestão que mais os marcaram. As escolhas reflectem a diversidade sectorial aqui representada, desde as tecnologias à energia, passando pelo ramo imobiliário.
Nuno Ribeiro da Silva foi o único que não fez uma lista de cinco livros, preferindo incidir a sua escolha em toda a obra de um economista austríaco que considera útil conhecer/reler no actual período de turbulência: Joseph Alois Schumpeter. O presidente da Endesa Portugal , apesar de seguir as novidades, não dispensa os clássicos e relembra que "muitos bons conselhos já foram inventados há mais de dois mil anos".
Nuno Serafim, director-geral da IG markets Portugal, teve dificuldades em escolher apenas cinco. Um outro livro que não consta na lista é para este gestor muito importante: "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, "que se mantém uma referência 2400 anos depois".
Entre as restantes escolhas dos nossos gestores de topo, salientem-se dois livros que regem a vivência da YDreams e da Aguirre Newman. São eles "The HP Way" e "Quem Mexeu no Meu Queijo?".
1 Quais considera serem, por ordem de importância, os melhores cinco livros de gestão?
2 Qual foi o caso mais emblemático como lição/aprendizagem que leu num desses livros?
3 Que aspecto de algum destes livros já pôs em prática?
212 págs.Harper Collins Publishers 1995 António Câmara
CEO da YDreams, que opera na área do "software" para multimédia, realidade virtual e computação móvel.
1.
2. A cultura da YDreams resulta da leitura do livro "The HP Way". A visão de negócio da YDreams resulta também da experiência da HP que passou de uma empresa que desenvolvia projectos para outra que cria e distribui produtos em vários sectores.A noção de que não há melhor estudo de mercado do que apresentar um produto a dez potenciais clientes proposta por Jack Lang foi por nós adoptada desde o início da YDreams.
3. O livro que como cidadão português mais me influenciou foi a história da transformação da Irlanda em vinte anos contada por alguns dos seus principais actores. Algo que pode ser realizado em Portugal.
2004 104 págs
Maria da Glória Ribeiro
Jossey-Bass
2004
Maria da Glória Ribeiro, "managing partner" da empresa de "executive search" AMROP.
1.
2 e 3.
1982 (1ª ed. em alemão, 1911) 244 págs.
Nuno Ribeiro da Silva
Transaction Publishers
1982 (1ª ed. em alemão, 1911)
Presidente da eléctrica Endesa Portugal.
1. 2. e 3.
Não desmereço a importância de muitos "case studies", mas frequentemente esses casos de sucesso têm a ver com um conjunto de factores da envolvente, é marcado pelo momento, pelo contexto e muitas vezes por factores aleatórios. Não os tomo como guião. É preciso compreender a economia, independentemente das práticas de gestão do micro-cosmos da empresa, para se ser um bom gestor. E é também necessária a percepção da envolvente no domínio político-cultural. É preciso ter em conta o aspecto da dimensão empresarial, mas também do enquadramento cultural em que a empresa actua. Tenho pressupostos diferentes se estiver a actuar no contexto de matriz latina, francófona ou anglo-saxónica.Assim, considero que é muito útil conhecer toda a obra de Schumpeter. É importante relê-lo agora. Neste momento de turbulência, estão lá as pedras basilares.
1990 256 págs
Nuno Serafim
Penguin
1990
Director-geral da IG Markets Portugal.
1.
2. Tendo sempre feito carreira nos mercados financeiros, as minhas preferências literárias sempre se concentraram, no que diz respeito ao tema "negócios e gestão", a livros sobre investimento quer nas versões biográficas ou nas versões mais técnicas, não sendo portanto livros de "gestão pura". Todos os livros enunciados são referências para mim, ou porque falam de gente extraordinária ou porque explicam temas e acontecimentos complexos de forma extremamente simples que nos ajudam a perceber melhor o mundo em que vivemos. A única excepção do lote é o Blue Ocean Strategy, que é um livro centrado em estratégia empresarial, multi-sectorial e focado na criação de novos mercados e criatividade. Na generalidade, a genialidade das mensagens transmitidas nestes livros está na maior parte das vezes associada à sua simplicidade e pragmatismo, o que os torna referências intemporais.
3.
2001 104 págs
Paulo Silva
Pergaminho
2001
Paulo Silva, "managing partner" para Portugal da consultora imobiliária Aguirre Newman
1.
2.
3.
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