Um íman em Braga para atrair empreendedores
"Dinamização económica e desenvolvimento do empreendedorismo". Estas são as palavras-chave que levaram à criação da InvestBraga.
PUB
Nascida no início de Março, esta agência tem por objectivo atrair investimento nacional e internacional e fomentar o emprego na região. Carlos Oliveira, ex-secretário de Estado do Empreendedorismo e presidente da InvestBraga, explicou ao Negócios que esta estrutura ambiciona "atrair os investidores e empreendedores para um espaço que, pelas suas vantagens comparativas, poderá ser o espaço ideal para mais empresas e mais investidores".
Uma das vantagens que Braga pode oferecer para a captação de investimento externo é ser uma cidade com mão-de-obra jovem e qualificada. A Universidade de Minho, que tem um pólo nesta cidade, tem um papel "importante nas diversas áreas de actuação da Invest Braga", estando as duas estruturas "a trabalhar muito de perto". Além disso, Braga não está muito longe do Porto, pelo que as ligações a outras partes do País e ao estrangeiro estão facilitadas.
PUB
Startup Braga operacional em Maio
Uma das iniciativas da InvestBraga é o lançamento da Startup Braga, uma incubadora que estará operacional em Maio. Esta incubadora e aceleradora de empresas "pretende ser uma rede e uma marca, para todo o conselho de Braga, do desenvolvimento do empreendedorismo".
PUB
"Queremos criar um íman que atraia os empreendedores da região e do país. Numa segunda fase, e através de parcerias internacionais que estamos a firmar, [queremos atrair] empreendedores internacionais para que se localizem em Braga", acrescenta.
Entre os actores internacionais com que estão a ser trabalhadas parcerias está a Microsoft. "A Microsoft Ventures é um parceiro internacional muito importante", uma vez que "passa pela nossa estratégia que esta aceleradora e incubadora de empresas tenha, de facto, um pendor internacional", afirmou Carlos Oliveira.
PUB
Por outro lado, e apesar de ainda não estar totalmente operacional, a Startup Braga já assinou uma parceria com a Startup Lisboa. Há alguns dias, João Vasconcelos, director-executivo da Startup Lisboa, explicou ao Negócios, quando esta aliança foi revelada, que "esta parceria, no início, permitirá o intercâmbio de start-ups, de mentores e de investidores entre Braga e Lisboa. E essa relação tem óbvios benefícios para ambas as comunidades".
"O País é muito pequeno e, portanto, quantos mais rumarem para o mesmo lado melhor. Acima de tudo, a cooperação é um vector fulcral e central da nossa estratégia", remata Carlos Oliveira.
PUB
PUB
Dinamizar a economia regional
PUB
Um dos principais objectivos desta agência é dinamizar a economia da região de Braga. Com uma população jovem, esta cidade quer atrair mais empreendedores e mais investimento quer nacional quer estrangeiro.
Startup Braga
PUB
A Startup Braga, uma incubadora de empresas, deverá estar totalmente operacional em Maio. Segundo explicou Carlos Oliveira, responsável pela InvestBraga, esta estrutura quer ser "um íman que atraia empreendedores" nacionais e internacionais. Entretanto, já foi firmada uma parceria com a Startup Lisboa com vista a um intercâmbio entre as empresas que estejam estabelecidas nas duas estruturas.
Parceria com a Microsoft
PUB
A Startup Braga tem uma parceria com a Microsoft Ventures. A tecnológica norte-americana pretende apoiar tecnologicamente esta estrutura. Algumas das start-ups que se destaquem, nomeadamente, da área tecnológica, podem passar por algumas das incubadoras que a gigante norte-americana tem.
Saber mais sobre...
Saber mais Carlos Oliveira ex-secretário de Estado do Empreendedorismo Braga Universidade de Minho Invest Braga Startup BragaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda