pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Snapchat muda de nome e apresenta óculos especiais

Durante o fim-de-semana, o Snapchat, que se chama agora Snap Inc, apresentou o seu primeiro produto de hardware. São uns óculos de sol com uma câmara integrada que permite aos utilizadores fazerem pequenos vídeos.

Snapchat, Snap Inc., Evan Spiegel
Snapchat, Snap Inc., Evan Spiegel Bloomberg
26 de Setembro de 2016 às 11:33

O Snapchat é conhecido por ser um serviço de troca de mensagens (que podem incluir fotos e vídeos) que, poucos segundos depois de vistas, apagam-se. E o facto de os "snaps" desaparecerem ao fim de alguns segundos distingue esta aplicação móvel de outras do mesmo género. Mas a inovação nesta start-up não se fica por aqui. No passado fim-de-semana, a agora Snap Inc (a start-up mudou o nome porque não tem agora apenas o serviço de mensagens) apresentou os Spectacles.

Aparentemente, tratam-se de uns óculos de sol normais. Mas na verdade contêm uma câmara de vídeo integrada que permite aos utilizadores gravarem pequenos vídeos – de cerca de 10 segundos. Este é o primeiro hardware desenvolvido pela start-up liderada por Evan Spiegel e que este ano foi avaliada pelos investidores em 18 mil milhões de dólares – qualquer coisa como 16 mil milhões de euros no câmbio actual – de acordo com a Bloomberg.

Com um preço de 129,99 dólares (115,755 euros no câmbio actual), os Spectacles têm uma edição limitada, tamanho único e vão estar disponíveis em três cores (preto, azul-petróleo e coral) de acordo com o TechCrunch. Devem chegar ao mercado este Outono.

O Wall Street Journal foi um dos órgãos de comunicação que esteve na apresentação deste equipamento e refere que, quando questionado sobre o motivo que levaria as pessoas a usarem uns óculos com uma câmara em vez do comum smartphone, Evan Spiegel (na foto) defendeu que a imagem recolhida é diferente. O CEO da Snap Inc contou que no início do ano passado estava de férias com a namorada e aproveitou a oportunidade para testar o protótipo dos Spectacles. Andaram por um bosque e quando viu as imagens "podia ver as minhas memórias pelos meus próprios olhos e era inacreditável". "Uma coisa é ver imagens de uma experiência que tivemos mas é outra coisa ter uma experiência da experiência. Foi o mais próximo que alguma vez estive de voltar a estar lá [bosque]", contou Spiegel, citado pelo Wall Street Journal.

Os Spectacles estão dotados como uma câmara que usa lentes com uma angular de 115, que é maior que as das câmaras típicas dos smartphones e está muito mais próxima do campo de visão natural dos olhos. Evan Spiegel caracteriza os Spectacles mesmo como um brinquedo. "Vamos ter uma abordagem lenta e ir implementando-os", disse o líder da start-up. "É para saber se eles se enquadram na vida das pessoas e ver se [os utilizadores] gostam" dos Spectacles, acrescentou.

Assim, e tendo em conta o preço (129,99 dólares) e o facto de se tratar de uma edição limitada, os Spectacles não deverão representar receitas significativas para a empresa no curto prazo.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio