Fundadores da Sword Health lançam fundo de cinco milhões para apoiar minorias
Os fundadores do mais recente unicórnio português, a Sword Health, criaram uma sociedade de investimento, a EX Capital, para ajudar a financiar startups de empreendedores com menor representatividade no ecossistema.
PUB
O fundo inicial de cinco milhões de dólares, para investir em cinco anos, é financiado com contributos pessoais da equipa fundadora da Sword Health: o CEO, Virgílio Bento, e ainda Márcio Colunas, André Eiras, Fernando Correia e Ivo Gabriel.
A ideia da EX Capital é contrariar a tendência dominante de serem homens brancos fundadores de startups a receber as maiores fatias de capital, dedicando-se a minorias étnicas, de género e sociais.
PUB
Em comunicado enviado às redações, a sociedade indica - citando dados do portal Crunchbase - que os fundadores afro-americanos e latinos levantaram apenas 2,4% do capital de risco total, e mais de 80% do financiamento de capital de risco é alocado a homens brancos. Por outro lado, embora o valor total investido em startups fundadas por afro-americanos tenha tido um aumento de 281% em 2021, o número de startups que receberam financiamento diminuiu.
Em 2021, as mulheres empreendedoras receberam menos financiamento do que nos anos anteriores. Mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021. Ainda assim, os dados da plaforma Dealroom indicam que 2021 foi o ano em que mais startups europeias fundadas por mulheres atingiram o "exit", ou seja, entraram em bolsa ou foram compradas.
PUB
"Muitos dos empreendedores mais dedicados e inovadores do mundo têm origens sem representatividade, mas continuam a receber uma parcela menor do capital de risco global." afirma Virgílio Bento. "Com a nossa sociedade de investimento, queremos equilibrar essa desigualdade ao apoiar em particular empresas fundadas por empreendedores com menor representatividade, ajudando a elevar as suas ideias e estabelecer um ecossistema mais forte e mais diversificado".
Desde novembro do ano passado que a Sword Health se tornou no sexto unicórnio com ADN português. A empresa criou uma solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, que está a ser usada em vários mercados, nomeadamente nos Estados Unidos. Criada em 2015, tem sede tecnológica no Porto.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Sword Health EX Capital questões sociais economia negócios e finanças tencologia startupsMais lidas
O Negócios recomenda