Em vez da WhatsApp, Zuckerberg podia ter comprado os bancos do PSI-20 e ainda sobravam 210 milhões
É o maior negócio no sector da Internet desde que a AOL comprou a Time Warner por 160 mil milhões de dólares (cerca de 116 mil milhões de euros ao câmbio actual), em Janeiro de 2000. A compra da WhatsApp pelo Facebook surpreendeu pelo valor: 19 mil milhões de dólares (cerca de 13,8 mil milhões de euros).
PUB
Para se ter uma ideia do valor desta operação, Mark Zuckerberg poderia ter comprado todos os bancos do PSI-20, segundo cálculos realizados pelo Negócios.
PUB
O Facebook anunciou, esta quarta-feira à noite, que chegou a acordo para comprar a WhatsApp mediante o pagamento de 4 mil milhões de dólares em dinheiro, 12 mil milhões em acções do Facebook e mais 3 mil milhões de dólares em acções restritas. No total, o negócio está avaliado em 19 mil milhões de dólares, ou 13,8 mil milhões de euros.
PUB
Este valor é superior à actual capitalização bolsista da maior empresa do PSI-20, a Energias de Portugal: 10,67 mil milhões de euros. Dava para comprar uma Galp Energia e ainda sobrava dinheiro para adquirir a EDP Renováveis.
PUB
O montante do negócio, fechado num jantar a 9 Fevereiro entre Mark Zuckerberg e o co-fundador da WhatsApp, é equivalente a cinco Portugal Telecom. E permitia ao fundador do Facebook comprar todos os bancos cotados no PSI-20 (BCP, BES, BPI, Banif e ESFG). Neste último caso, ainda sobravam 210 milhões de euros.
PUB
Olhando para outros mercados, concluimos que 13,8 mil milhões de dólares permitiam adquirir a 12º empresa mais valiosa do Ibex-35 (a tecnológica Amadeus) ou 4% do capital da companhia mais valiosa do mundo, a Apple.
O negócio de 13,8 mil milhões, a pergunta de um milhão
PUB
PUB
"Essa é a pergunta que vale mais de um milhão de dólares", escreve o jornal britânico "The Guardian". Parte da resposta está no número de utilizadores do WhatsApp: 450 milhões de pessoas. Mais do que a população dos Estados Unidos. Além disso, a aplicação tem todos os dias um milhão de novos utilizadores. "A este ritmo, a WhatsApp pode atingir mil milhões de utilizadores no próximo ano. A 1 dólar por ano cada ano, mil milhões de utilizadores podem representar uma receita significativa para o Facebook", destaca o site da cadeia norte-americana CNN.
Na conferência após o anúncio do negócio, Mark Zuckerberg e Jan Koum não revelaram, no entanto, como vão gerar valor com este negócio. "A estratégia correcta passa por continuar com o foco no crescimento e no produto", afirmou Zuckerberg, que prometeu que a WhatsApp vai continuar a operar independentemente do Facebook e sem publicidade, como até aqui.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda