Mercado dos automóveis conectados disputado por quatro tecnológicas
Para a IBM, 90% dos veículos automóveis que vão chegar ao mercado até 2020 terão algum tipo de conectividade. Segundo estas estimativas, o mercado poderá ficar avaliado em 39 mil milhões de euros já em 2018, o que representa um incremento de mais de 300%, de acordo com a consultora SBD.
PUB
O Cinco Dias refere que as tecnológicas estão a preparar os sistemas operativos para responder a esta tendência. Google, Nokia, Apple e Microsoft já se estão a posicionar.
PUB
A Nokia chegou primeiro com o "Mirror Link", um sistema desenvolvido pelo "Connected Car Consortium" (CCC), já a Apple, apresentou, em Março, o CarPlay. A Google também já confirmou que irá lançar o Android Auto nos próximos meses.
Em Espanha foi realizado um estudo, da responsabilidade da IAB Spain, da Applicantes, e da Kaspersky Lab, onde foi possível apurar que 24 marcas já dispõem de modelos de veículos com conectividade.
PUB
O Cinco Dias, citando o mesmo estudo, acrescentou que "11 das marcas têm um portal personalizado para gerir serviços e aplicações e contam com a sua própria loja de aplicações.
Os modelos com mais aplicações disponíveis que funcionam quer no automóvel, quer através de smartphones, são os da marca BMW, seguido da Renault e da Mercedes. Já marcas como a Opel, a Ford ou a Lexus, "precisam de ampliar a sua oferta", de acordo com o mesmo estudo.
PUB
Com este mercado a crescer, o estudo também refere que é preciso ter em conta a segurança. De acordo com a Kapersky Lab, os riscos são semelhantes aos da internet de uma forma alargada, como o roubo de passwords, ou acesso à localização dos automóveis", acrescentou a mesma fonte.
Saber mais sobre...
Saber mais IBM Google Nokia Apple Microsoft BMW Renault Opel Ford Lexus IAB Spain EspanhaMais lidas
O Negócios recomenda