Microsoft anuncia parceria com francesa Mistral, rival da OpenAI
A Microsoft está a alargar as parcerias no campo da inteligência artificial, tendo estabelecido um acordo com a Mistral, rival francesa da OpenAI - com quem tem trabalhado nos últimos anos.
PUB
O acordo prevê, entre outros, a disponibilização dos modelos de inteligência artificial da Mistral aos clientes da plataforma de cloud Azure, divulgou esta segunda-feira a startup francesa.
A estrela francesa de IA desenvolve produtos semelhantes aos da OpenAI, mas usa modelos de linguagem "open source" - que pode ser inspecionado por terceiros. Na lei da IA, que a União Europeia se prepara para votar em abril, é, aliás, recomendado que seja dada preferência a estes modelos.
PUB
A parceria com a Mistral surge numa altura em que a ligação entre a Microsoft e a OpenAI está sob os holofotes. Foi no início de dezembro que a autoridade da concorrência britânica (CMA, na sigla em inglês) revelou estar à procura de perspetivas de partes interessadas sobre se a parceria entre Microsoft e OpenAI pode ou não resultar em problemas de concorrência.A Microsoft revelou, segundo a Bloomberg, que fez um pequeno investimento na empresa francesa, mas recusou detalhar qual o valor em causa. Na OpenAI, a gigante tecnológica já investiu cerca de 13 mil milhões de dólares.
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Inteligência artificial Investimentos OpenAI Microsoft União EuropeiaUma ministra sem remédio
Como dar cabo de uma ministra
Mais lidas
O Negócios recomenda