Pedro Veiga deixa coordenação do centro de cibersegurança

Pedro Veiga demitiu-se do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).
Inês Lourenço
Lusa 10 de Maio de 2018 às 10:57

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Pedro Veiga, demitiu-se do cargo, confirmou quarta-feira, 9 de Maio, à Lusa o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. 

A nomeação do substituto será anunciada brevemente, de acordo com uma informação do gabinete de Maria Manuel Leitão Marques.

 

PUB

A ministra da Presidência, segundo a mesma informação, agradeceu "o contributo inestimável de Pedro Veiga para o trabalho nesta área, ao longo destes dois anos".

 

Pedro Veiga é pioneiro da internet em Portugal, professor no departamento de informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, presidiu à FCCN (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e estava à frente do CNCS desde a sua formação, em 2016. 

PUB

 

A decisão surge no dia em que teve início o primeiro exercício a nível nacional de cibersegurança, em Lisboa.

 

PUB

O Centro Nacional de Cibersegurança está até esta quinta-feira a testar o "grau de preparação" de várias entidades públicas e privadas a um ciberataque. 

 

Em declarações à agência Lusa, em antecipação do exercício, Pedro Veiga tinha afirmado que iria ter como alvo os sectores da energia, transportes, banca, saúde e tratamento e distribuição de água.

PUB

 

O objectivo "é testar o grau de preparação das entidades que vão participar no tratamento de incidentes de cibersegurança", explicou na ocasião Pedro Veiga.

 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais cibersegurança Pedro Veiga
Pub
Pub
Pub