Projeto americano de 500 mil milhões pode chegar à Europa

O "OpenAI para países" insere-se no projeto Stargate, apresentado em janeiro. Objetivo da dona do ChatGPT é auxiliar os países a acelerar a transformação digital e dar-lhes "IA democrática".
Inês Pinto Miguel 07 de Maio de 2025 às 13:07

O projeto Stargate, de desenvolvimento de centros de dados nos Estados Unidos, pode chegar à Europa. Anunciado em janeiro por Donald Trump, com a coordenação da OpenAI, Softbank e Oracle, o projeto está avaliado em 500 mil milhões de dólares.

PUB

"Este investimento vai muito além do que estamos à procura nos EUA", apontou Chris Lehane, vice-presidente de "global affairs" da OpenAI. Este projeto internacional está a ser apelidado de "OpenAI para países".

Ainda que sem grandes detalhes, o objetivo da empresa é levar investimento para o exterior para "promover o desenvolvimento de Inteligência Artificial democrática". Lehane adiantou que o plano é usar a vantagem tecnológica dos EUA como alternativa ao bloco chinês.

PUB

O responsável avançou que vários líderes políticos europeus já demonstraram interesse em receber a base do projeto americano. Em linha, segundo o interesse demonstrado, estão França, Reino Unido e Alemanha

A empresa já admitiu realizar acordos internacionais, sempre em coordenação com o governo americano. Tudo indica que o projeto poderá traçar um total de 10 acordos com aliados dos americanos

PUB

Um dos detalhes é que a expansão para o exterior será financiada por grupos específicos presentes nos países, além da OpenAI. "Governos, fundos soberanos, 'private equity' e capital tradicional estão atentos" à chegada do projeto a novos países.

"Muitos países estão a pedir-nos ajuda para construir infraestrutura de IA semelhante [ao campus no Texas] - uma vez que desejam os seus próprios Stargate e projetos semelhantes", lê-se na partilha da dona do ChatGPT.

"Este tipo de infraestruturas será a espinha dorsal do crescimento económico e do desenvolvimento futuro dos países. A inovação tecnológica impulsionou sempre o crescimento, ao ajudar pessoas a fazer mais de forma diferente. A IA amplia a criatividade humana e impulsiona a sua prosperidade ao ampliar a liberdade para escrever, pensar e criar", adianta a empresa liderada por Sam Altman.

PUB

Entre os objetivos deste programa específico, inserido no projeto Stargate, está o desenvolvimento da capacidade dos centros de dados locais, fornecer um ChatGPT personalizado aos cidadãos desses países, continuar a atualizar a segurança dos modelos de IA, criar e implementar um fundo para startups com capital local. 

Pub
Pub
Pub