Trabalhadores da Sword Health vendem ações e encaixam 46,5 milhões de euros

Virgílio Bento afirma que este tipo de eventos permite criar riqueza para os trabalhadores portugueses. Com uma avaliação de quatro mil milhões de dólares, o fundador e CEO garante: "somos lucrativos".
Virgílio Bento quer que estes eventos se tornem anuais.
D.R.
Inês Pinto Miguel 12:36

Os funcionários do unicórnio de saúde Sword Health venderam 54 milhões de dólares (46,5 milhões de euros) no segundo evento de liquidez privado. Entre esta venda opcional encontravam-se 205 atuais e antigos trabalhadores da empresa fundada por Virgílio Bento.

Na venda anterior, que aconteceu em junho do ano passado, os trabalhadores portugueses encaixaram 55 milhões de dólares (51 milhões de euros), com os restantes 45 milhões de dólares a serem vendidos por colaboradores nos Estados Unidos, num universo total de 100 milhões de euros recolhidos pelos trabalhadores.

PUB

No total, os trabalhadores do unicórnio já venderam cerca de 200 milhões de dólares em ações da Sword Health, entre estes dois eventos privados e outros mais pequenos.

“Desde o primeiro dia da Sword que tivemos como objetivo reconhecer todo o talento dos nossos colaboradores e o valor que criaram de forma direta, através de geração de liquidez que lhes permitisse criar um nível de riqueza geracional. Percebemos desde cedo que isto era importante também como forma de criar um ciclo virtuoso de geração de riqueza em Portugal”, destaca Virgílio Bento, acrescentando a intenção de ter este tipo de eventos todos os anos.

O CEO do unicórnio acrescenta ainda que esta forma de criar valor para os trabalhadores é também uma forma de criar “um ecossistema de inovação que possa colocar Portugal no grupo de países de líderes mundiais em inovação” e, simultaneamente, reconhecer o talento português.

PUB

Ainda que não adiante valores dos seus resultados, a empresa de Virgílio Bento acrescenta, em comunicado, que este evento “é resultado de um desempenho financeiro excecional da empresa, que registou no terceiro trimestre [de 2025] um volume de receitas duas vezes superior à do período homólogo”.

Nas redes sociais, o CEO da Sword Health lembra que a ideia da empresa começou na “cave de um laboratório de investigação” e que hoje, além de tudo o que tem sido feito, “somos lucrativos (mesmo com investimentos massivos em Investigação & Desenvolvimento e uma estratégia ‘Go To Market’ para expandir para outras áreas)”.  

A Sword Health tornou-se o sexto unicórnio “made in Portugal” em novembro de 2021 após ter fechado uma ronda de investimento Série D no valor de 189 milhões de dólares (167,6 milhões de euros), o que situou a avaliação da empresa em dois mil milhões de dólares.

PUB

As soluções da Sword Health, que integram inteligência artificial, já chegaram a mais de 600 mil pessoas nas mais de oito milhões de sessões. A empresa possui mais de 40 patentes e os seus clientes já pouparam mais de mil milhões em custos de saúde. Desde o seu lançamento, a Sword Health já angariou mais de 500 milhões de dólares de investidores de referência e tem atualmente uma avaliação de quatro mil milhões de dólares, duplicando o valor que tinha em 2021.

Pub
Pub
Pub