Unicórnio Sword Health investe 250 milhões no Porto e cria "hub" mundial de IA em saúde
É no berço do seu nascimento que a Sword Health vai aplicar um investimento de 250 milhões de euros, com o objetivo de criar um "hub" mundial em inteligência artificial (IA) para o setor da saúde. O unicórnio fundado por Virgílio Bento vai investir este montante ao longo dos próximos três anos, até 2028.
O investimento foi anunciado esta segunda-feira pelo fundador e CEO da Sword Health, que arrancou em 2015 precisamente na Invicta. "Este investimento de 250 milhões de euros em Portugal, até 2028, reflete a nossa crença de que o país tem todas as condições para se tornar um líder na área da IA", afirmou Virgílio Bento aquando do anúncio.
PUB
O CEO adiantou que este capital vem reforçar "a nossa visão para um Portugal mais inovador, capaz de elevar o seu talento e criar soluções globais e líderes mundiais", sendo este o "exemplo que a Sword quer dar no ecossistema nacional".
O montante será dividido em três pilares que a empresa considera serem estratégicos para o futuro. A Sword vai destinar 60 milhões de euros - em vez dos 30 milhões inicialmente previstos - para os recursos humanos, de forma a fazer crescer a equipa em território nacional, passando das atuais 500 para mais de 930 trabalhadores qualificados. Só o número de engenheiros vai mais do que duplicar, para mais de 700.
PUB
Neste formato, e apoiando-se em mão de obra qualificada no setor, Virgílio Bento anunciou que o unicórnio vai dar prioridade aos profissionais com doutoramentos, financiando e integrando recém-licenciados e investidores através da atribuição de mais de 60 bolsas de mestrado e doutoramento nos próximos três anos.
A aposta em Investigação e Desenvolvimento (I&D) vai duplicar até 2028, permitindo reforçar a capacidade de inovação científica e tecnológica, mas também potenciando as colaborações com o meio académico, como universidades, e com centros de investigação portugueses.
PUB
E como o foco da Sword Health está também na tecnologia, aquela que começou como uma startup prepara-se para investir em infraestrutura avançada de computação em IA para a criação e treino de "foundational models". Assim, 10 milhões serão já investidos no próximo ano e a previsão é que chegue até aos 27 milhões de euros anuais em 2028.
Este investimento é anunciado depois da Sword Health ter, no fim de outubro, revelado parcerias com as universidades de Évora e Trás-os-Montes e com o Politécnico de Castelo Branco, abrindo a porta para a criação de um polo tecnológico numa destas regiões. A instalação do "hub" vai depender do sucesso dos respetivos programas. Ainda assim, estes programas permitem que os estudantes do interior tenham acesso "privilegiado a estágios e primeiros empregos na Sword Health", aproximando-se das áreas de tecnologia, IA e saúde no início da carreira.
Saber mais sobre...
Saber mais Profissionais de saúde Empresas Investimentos Fundos de investimento Sword Health Porto Portugal ÉvoraMais lidas
O Negócios recomenda