Vendas da Amazon superam 100 mil milhões pela primeira vez. Bezos vai deixar de ser CEO
A Amazon anunciou esta terça-feira mais um trimestre de fortes resultados, numa altura em que os consumidores continuam a acorrer mais à plataforma de comércio eletrónico por força dos confindamentos.
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A retalhista online reportou um lucro de 7,2 mil milhões de dólares no quarto trimestre de 2020 (que abarca o período das compras natalícias), contra 3,3 mil milhões no mesmo período de 2019.
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Assim, o lucro por ação ascendeu a 14,09 dólares – quando as projeções do consenso de mercado colocavam esse valor nos 7,23 dólares.
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E o mesmo aconteceu com as receitas, com a empresa de comércio eletrónico liderada por Jeff Bezos a reportar um aumento de 44% do volume de negócios, para 125,56 mil milhões de dólares, contra expectativas de 119,70 mil milhões.
Foi a primeira vez que a Amazon registou vendas acima de 100 mil milhões de dólares.
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Para o trimestre em curso, a Amazon projeta vendas líquidas entre 100 e 106 mil milhões de dólares, quando as estimativas do mercado apontam para 95,72 mil milhões.
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Apesar de ter superado as expectativas, as ações da Amazon seguem a ceder 0,76% para 3.354,35 dólares no "after-hours" da bolsa nova-iorquina, depois de terem encerrado no horário regular da sessão desta terça-feira a somar 1,11% para 3.380 dólares.
A pressionar a negociação – a empresa está cotada no S&P 500 e no Nasdaq – poderá estar o anúncio de Jeff Bezos (na foto) de que deixará de ser CEO já no terceiro trimestre.
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Bezos disse que se manterá como chairman, mas agora com funções executivas, sendo substituído como CEO por Andy Jassy, que lidera atualmente a Amazon Web Services.
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Jeff Bezos sublinhou que irá focar-se em novos produtos e iniciativas. "Quando fazemos as coisas bem, alguns anos após uma surpreendente invenção essa nova coisa torna-se normal. As pessoas começam a bocejar. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber", escreveu o ainda CEO.
"Quando olhamos para os nossos resultados financeiros, o que vemos são os resultados acumulados da invenção no longo prazo. Neste momento, vejo a Amazon no seu apogeu inventivo, fazendo com que seja a altura ideal para esta transição", acrescentou, ao explicar a sua decisão.
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