Tecnologias AlphaGo faz história e confirma vitória em torneio de "Go" contra o campeão mundial

AlphaGo faz história e confirma vitória em torneio de "Go" contra o campeão mundial

Resultado final: Máquina 4, homem 1. O sistema de inteligência artificial AlphaGo, da Google, venceu a quinta partida do torneio do jogo milenar chinês "Go" contra o sul-coreano Lee Se-dol, campeão mundial da modalidade.
AlphaGo faz história e confirma vitória em torneio de "Go" contra o campeão mundial
Bloomberg
André Vinagre 15 de março de 2016 às 17:01

Ao quinto jogo de "Go", a máquina voltou a superiorizar-se ao homem. O AlphaGo, sistema de inteligência artificial da DeepMind, empresa do universo Google, venceu o torneio por um resultado final de 4-1 e confirmou o avanço significativo dos sistemas de inteligência artificial.

 

O The Guardian relata esta terça-feira, 15 de Março, que Lee Se-dol, o campeão mundial de "Go", iniciou bem o último jogo, aproveitando um erro do AlphaGo, mas não foi capaz de suportar a recuperação do sistema de inteligência artificial.

 

Um dos fundadores da DeepMind, Demis Hassabis, disse mesmo que este foi "um dos jogos mais incríveis de sempre" e que a recuperação do AlphaGo foi "surpreendente".

 

Lee Se-dol acabou por ganhar apenas um dos desafios frente à máquina. O Guardian conta mesmo que, na conferência de imprensa após o jogo, o jogador sul-coreano se emocionou ao admitir a derrota: "Falhei". "Tenho pena que o jogo tenha acabado e que tenha acabado assim. Queria que tivesse acabado bem", explicou.

 

A relevância da vitória do AlphaGo neste torneio deveu-se à complexidade do "Go". A importância da reacção e intuição são os pontos-chave para que os programadores da Google apostassem neste jogo, em vez de um mero jogo de xadrez ou damas.

 

Esta vitória fica para a história como a primeira vez que um programa de inteligência artificial venceu um campeão mundial de "Go". Ensinar este jogo aos computadores tem sido um dos objectivos mais importantes para os cientistas que desenvolvem sistemas de inteligência artificial.

 

"Go" é um jogo de estratégia em que dois jogadores posicionam pedras de cores opostas no tabuleiro e o objectivo é cercar o território do adversário. Este jogo teve origem na China, há cerca de 2,5 mil anos. Este jogo pode durar horas e, para vencer, é necessária estratégia, intuição e resistência mental.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI