Chinesa Tencent cresce ao ritmo mais rápido desde 2021
Tecnológica chinesa viu as receitas e lucros subirem nos primeiros três meses do ano. Gastos com IA impediram um maior crescimento dos ganhos, embora compensados com a popularidade das soluções.
As receitas da chinesa Tencent cresceram ao ritmo mais rápido dos últimos quatro anos, apoiadas pelo negócio de Inteligência Artificial (IA). A dona do WeChat, o equivalente ao WhatsApp na Chima, reportou um aumento das vendas de 13% para 22 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano.
Também os lucros aceleraram 13% para 5,9 mil milhões de euros, embora tenham falhado as estimativas dos analistas por causa do aumento de gastos com as iniciativas e pesquisas com IA.
A Tencent é a empresa mais valiosa da China e os números hoje apresentados podem dar algum alento aos investidores, que já consideram que a empresa é resistente e quase não foi afetada pela turbulência das tarifas americanas.
A tecnológica está entre as maiores beneficiárias do sucesso do DeepSeek, que veio concorrer com o ChatGPT e mostrar aos Estados Unidos que a China está a fazer progressos no que respeito a tecnologia.
Os analistas consultados pela Bloomberg ententem que os resultados foram "modestos" mas que mostram que a empresa "está no caminho para mostrar um forte ano de crescimento, apesar da incerteza económica".
Mais lidas