"Evaristo, tens resposta para isto?". Faculdade de Ciências lança "chatbot" português
Uma equipa da Faculdade de Ciências de Lisboa deu vida ao Evaristo, que agora tem "cá disto" e respostas para muito mais. Com vários heterónimos, o "chatbot" fala sempre em português.

Portugal tem um novo "chatbot", desta vez criado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trata-se do Evaristo, um "chatbot" para a língua portuguesa, tendo como base IA aberta, e já se encontra disponível.
De acordo com a academia, este é também o primeiro "chatbot" multi-modelo e multi-heterónimo. Porquê? Quem utilizar o Evaristo tem a opção de escolher o modelo em que se baseia o seu "chatbot" a partir de vários modelos e é também multi-heterónimo porque o utilizador pode redesenhar a "persona" que quer que o robô digital assuma em cada ocasião.
O Evaristo foi desenvolvido pelo NLX - Grupo de Fala e Linguagem Natural e pela OUSAR.AI, já responsáveis pelos modelos Albertina, Serafim e Gervásio. O professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, António Branco, foi o coordenador do projeto que agora chega aos portugueses.
"Trata-se de um marco decisivo na democratização da tecnologia generativa, através da IA aberta, ao incentivar cada vez mais entidades a avançarem com os seus próprios serviços de IA, radicados nos seus próprios computadores, e focados nos seus casos de uso concretos. É um marco importante na promoção da soberania linguística e cultural", assinala o coordenador António Branco.
Mais lidas