pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Evaristo, tens resposta para isto?". Faculdade de Ciências lança "chatbot" português

Uma equipa da Faculdade de Ciências de Lisboa deu vida ao Evaristo, que agora tem "cá disto" e respostas para muito mais. Com vários heterónimos, o "chatbot" fala sempre em português.

Faculdade de Ciências de Lisboa criou o Evaristo e deu-lhe várias personalidades para um melhor resultado.
Faculdade de Ciências de Lisboa criou o Evaristo e deu-lhe várias personalidades para um melhor resultado.
Negócios 19 de Junho de 2025 às 16:00

Portugal tem um novo "chatbot", desta vez criado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trata-se do Evaristo, um "chatbot" para a língua portuguesa, tendo como base IA aberta, e já se encontra disponível.

De acordo com a academia, este é também o primeiro "chatbot" multi-modelo e multi-heterónimo. Porquê? Quem utilizar o Evaristo tem a opção de escolher o modelo em que se baseia o seu "chatbot" a partir de vários modelos e é também multi-heterónimo porque o utilizador pode redesenhar a "persona" que quer que o robô digital assuma em cada ocasião.

O Evaristo foi desenvolvido pelo NLX - Grupo de Fala e Linguagem Natural e pela OUSAR.AI, já responsáveis pelos modelos Albertina, Serafim e Gervásio. O professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, António Branco, foi o coordenador do projeto que agora chega aos portugueses.

"Trata-se de um marco decisivo na democratização da tecnologia generativa, através da IA aberta, ao incentivar cada vez mais entidades a avançarem com os seus próprios serviços de IA, radicados nos seus próprios computadores, e focados nos seus casos de uso concretos. É um marco importante na promoção da soberania linguística e cultural", assinala o coordenador António Branco.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio