pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

França e EUA chegam a um acordo preliminar sobre imposto a gigantes tecnológicas

França e EUA chegaram a um acordo preliminar sobre o imposto que Paris quer aplicar às gigantes tecnológicas, revelaram fontes próximas do processo.

tecnológicas, Amazon, Facebook, Google, Apple
tecnológicas, Amazon, Facebook, Google, Apple Reuters
26 de Agosto de 2019 às 10:40

O entendimento alcançado – e que será agora analisado pelos presidentes dos dois países – determina que França reembolse as empresas da diferença entre o imposto aplicado por França e o valor que será acordado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O acordo foi alcançado pela equipa negocial liderada pelo ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, e o secretário de Estado dos EUA, Steven Mnuchin, e o conselheiro económico da Casa Branca, Larry Kudlow, adianta a Reuters.

O acordo preliminar será agora analisado por Donald Trump e por Emmanuel Macron, que se encontram na cimeira do G7, em Biarritz.

A chamada taxa Google (ou GAFA - (Google, Amazon, Facebook e Apple)) pretende taxar em 3% as empresas digitais com receitas globais superiores a 750 milhões de euros ou ganhos superiores a 50 milhões na Europa.

Estas empresas são acusadas de utilizarem paraísos fiscais para fugir aos impostos na Europa e alguns estudos indicam que a nova taxa pode representar a entrada de 5 mil milhões de euros por ano nos cofres da União Europeia.

Vários países europeus, incluindo Portugal, têm analisado a implementação de uma taxa sobre este tipo de negócios. Os ministros das Finanças da União Europeia chegaram a debater o assunto, mas na reunião do Ecofin de março decidiram deixar cair o tema, considerando que seria mais benéfico continuar a trabalhar numa reforma global da tributação das empresas tecnológicas, preparada pela OCDE.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio