Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

HP compra área de negócio de impressoras da Samsung

A HP chegou a um entendimento com a Samsung Electronics para comprar o negócio de impressoras da sul-coreana e vai pagar 1,05 mil milhões de dólares.

HP, 85 mil postos de trabalho. A tecnológica americana avançou com planos para despedir 85 mil trabalhadores ao longo de 2015. Os despedimentos foram anunciados em dois anúncios, integrados no plano da empresa para cortar os seus custos anuais em 2,7 mil milhões de dólares.
Negócios 12 de Setembro de 2016 às 10:04
  • Partilhar artigo
  • ...

A HP e a Samsung Electronics alcançaram um entendimento que permite à empresa norte-americana adquirir a área de negócio de impressoras da sul-coreana. Para isso, a HP vai pagar 1,05 mil milhões de dólares – mais de 934 milhões de euros ao câmbio actual. De acordo com a Bloomberg, apesar do mercado das impressoras estar a perder terreno, a HP acredita que com esta compra vai conseguir adquirir quota de mercado e gerar receitas. Sendo que este acordo vai mesmo contribuir para os ganhos da HP logo neste primeiro ano, segundo o comunicado da norte-americana e citado pela Bloomberg.

O acordo assinado entre as duas companhias prevê ainda que a Samsung compre entre 100 e 300 milhões de dólares em acções da HP no mercado, após a conclusão do negócio.


Além disso, com esta operação, a HP tem a oportunidade de focar-se mais no mercado das cópias e aceder à tecnologia fundamental de impressões a laser.


Esta compra foi a maior desde que a HP se separou da Hewlett Packard Enterprise no ano passado para centrar-se no negócio de computadores pessoais e hardware relacionado, segundo a mesma fonte. Enrique Lores, presidente da Imaging, Printing & Solutions da HP, apontou na conferência telefónica que esta operação representa "um grande movimento estratégico para a HP".


As receitas da unidade de impressoras da HP caiu 14% para 4,42 mil milhões de dólares (3,93 mil milhões de euros no câmbio actual) no último trimestre e as vendas totais caíram cerca de 4% para 11,9 mil milhões de dólares (10,5 mil milhões de euros no câmbio actual).


A Bloomberg revela ainda que, no mês passado, quando a empresa apresentou resultados, a HP avançou que a reestruturação das actividades estava em curso para este ano fiscal, o que inclui o corte de 3000 empregos.

O mercado de fotocopiadoras de escritório é dominado por empresas como a Xerox.

Ver comentários
Saber mais HP Samsung Electronics negócio de impressoras
Outras Notícias