pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

HP compra área de negócio de impressoras da Samsung

A HP chegou a um entendimento com a Samsung Electronics para comprar o negócio de impressoras da sul-coreana e vai pagar 1,05 mil milhões de dólares.

Negócios 12 de Setembro de 2016 às 10:04

A HP e a Samsung Electronics alcançaram um entendimento que permite à empresa norte-americana adquirir a área de negócio de impressoras da sul-coreana. Para isso, a HP vai pagar 1,05 mil milhões de dólares – mais de 934 milhões de euros ao câmbio actual. De acordo com a Bloomberg, apesar do mercado das impressoras estar a perder terreno, a HP acredita que com esta compra vai conseguir adquirir quota de mercado e gerar receitas. Sendo que este acordo vai mesmo contribuir para os ganhos da HP logo neste primeiro ano, segundo o comunicado da norte-americana e citado pela Bloomberg.

O acordo assinado entre as duas companhias prevê ainda que a Samsung compre entre 100 e 300 milhões de dólares em acções da HP no mercado, após a conclusão do negócio.

Além disso, com esta operação, a HP tem a oportunidade de focar-se mais no mercado das cópias e aceder à tecnologia fundamental de impressões a laser.

Esta compra foi a maior desde que a HP se separou da Hewlett Packard Enterprise no ano passado para centrar-se no negócio de computadores pessoais e hardware relacionado, segundo a mesma fonte. Enrique Lores, presidente da Imaging, Printing & Solutions da HP, apontou na conferência telefónica que esta operação representa "um grande movimento estratégico para a HP".

As receitas da unidade de impressoras da HP caiu 14% para 4,42 mil milhões de dólares (3,93 mil milhões de euros no câmbio actual) no último trimestre e as vendas totais caíram cerca de 4% para 11,9 mil milhões de dólares (10,5 mil milhões de euros no câmbio actual).

A Bloomberg revela ainda que, no mês passado, quando a empresa apresentou resultados, a HP avançou que a reestruturação das actividades estava em curso para este ano fiscal, o que inclui o corte de 3000 empregos.

O mercado de fotocopiadoras de escritório é dominado por empresas como a Xerox.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio