Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Indianos da Tata na corrida para montarem o novo iPhone

Grupo indiano Tata está a negociar com os taiwaneses da Wistron. Apple está a desviar cada vez mais modelos para a Índia.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 12 de Setembro de 2022 às 18:52
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

O grupo indiano Tata está a negociar com a Wistron, uma empresa com sede em Taiwan, a constituição de uma joint venture destinada a montar o iPhone 14, o novo modelo da Apple que foi lançado oficialmente na passada semana.

Esta aliança é vista como vantajosa para todas as partes envolvidas. Para a Apple, que já recorre a fornecedores indianos para montar outros modelos, esta parceria significa que pode transferir uma parte significativa da sua produção da China para a Índia.

Deste modo, a Apple protege-se de uma eventual escalada do conflito político entre Pequim e Washington, precisamente por causa de Taiwan, e aproveita o chamado regime "pli", um incentivo ligado à produção concedido pelo governo indiano.

A Apple já fabrica os Iphone 12 e 13 na fábrica da taiwanesa Foxconn em Chennai, na Índia.

Para a Tata, um dos maiores grupos indianos, com negócios diversos que vão do aço ao sal passando pelo software, trata-se da oportunidade de entrar numa nova área de negócio, tornando-se a primeira empresa doa país a fabricar iPhones dentro da região.

Quanto à Wistron, poderá sair valorizada através da compra de ações da sua unidade indiana por parte do grupo Tata.

Segundo um relatório citado pela Bloomberg, "o objetivo é fazer da Tata uma força no fabrico de tecnologia, e o grupo indiano quer aproveitar a experiência da empresa de Taiwan no desenvolvimento de produtos, cadeia de fornecimento e montagem".

Ver comentários
Saber mais Wistron Tata iPhone Apple Índia China telecomunicações
Outras Notícias