pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Musk acusa Apple de favorecer OpenAI e ameaça com processo

O homem mais rico do mundo não gosta da posição que as suas aplicações ocupam na App Store e ameaça processar a empresa da maçã.

Elon Musk diz que Apple está a quebrar regras de concorrência.
Elon Musk diz que Apple está a quebrar regras de concorrência. Will Oliver / Lusa - EPA
12 de Agosto de 2025 às 10:27

Elon Musk tem várias empresas e está cada vez mais empenhado em fazer crescer as de Inteligência Artificial (IA), entre elas o X e o xAI. Contudo, a posição que a Apple tem tomado em relação às suas companhias não têm agradado o multimilionário, que ameaça mesmo tomar uma posição. 

O fundador da Tesla diz que a empresa da maçã está a quebrar regras da concorrência e ameaça processar a Apple pela forma como posiciona as suas criações na loja digital. Na visão de Musk, a forma como a Apple situa as suas empresas em função de outras, nomeadamente a OpenAI, torna "impossível" que qualquer outra se destaque. 

"É uma quebra Inequívocada de violação das regras de concorrência", defende o homem mais rico do mundo. "Vamos tomar ações legais imediatamente", escreveu na sua rede social X. 

Na lista das aplicações com mais "downloads" gratuitos da App Store está o ChatGPT da OpenAI, enquanto o Grok, concorrente da criação de Sam Altman, aparece no sexto lugar. O Gemini da Google surge na 57ª posição. O multimilionário acusa a Apple de recusar ter o X ou o Grok na secção de destaque para descargas. O ChatGPT também surge no primeiro lugar da Play Store, mas Musk não abordou o tema. 

Elon Musk quer que as suas aplicações ultrapassem o ChatGPT, mas o sucesso do "chatbot" continua a disparar, angariando cada vez mais utilizadores. Os últimos dados dão conta de que já existem .

Uma das maiores defesas que Musk pode utilizar é que a . As duas anunciaram o acordo em junho do ano passado, e engloba a experiência no sistema operativo do iPhone, iPad e MacBook. Esta parceria junta a Siri (assistente da Apple) e o ChatGPT para responder às dúvidas dos utilizadores, sem que necessitem de saltar entre ferramentas. 

O fundador da OpenAI optou por responder às queixas, alegando que Elon Musk tem "manipulado o X para se beneficiar e para beneficiar as suas próprias empresas". 

A App Store da empresa de Cupertino tem estado debaixo de fogo nos últimos meses. Um juiz dos Estados Unidos decidiu que a Apple violou uma ordem judicial que exigia uma maior concorrência entre as aplicações na loja digital e recebeu uma , que alegou que as restrições comerciais impediam os programadores de direcionar os utilizadores a ofertas mais baratas fora da App Store, violando os princípios da Lei dos Mercados Digitais. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio