Nvidia foi à Coreia do Sul anunciar distribuição de "chips" às grandes empresas
A Nvidia está a somar clientes milionários. A empresa de Jensen Huang está empenhada em elevar a utilização da IA no mundo e desta vez firmou negócios na Coreia do Sul.
Jensen Huang e a sua Nvidia têm estado imparáveis. Depois da tecnológica ter atingido uma capitalização de cinco biliões de dólares, tornando-se a única "five-trillion dollar baby", o CEO da Nvidia foi à Coreia do Sul para anunciar acordos com as maiores empresas do país.
Estes acordos vão resultar na implementação de mais de 260 mil "chips" às empresas da Coreia do Sul, nomeadamente com a Samsung Electronics, Hyundai Motor e SK Telecom. A parceria foi anunciada no âmbito da Cimeira de Cooperação Económica Ásia-Pacífico, num momento em que o governo sul-coreano está a fazer um esforço para desenvolver a capacidade do país em inteligência artificial (IA).
"A liderança da Coreia do Sul em tecnologia e fabrico posiciona o país no centro da revolução industrial da IA, onde a infraestrutura de computação acelerada se torna tão evidente quanto as redes elétricas e a banda larga", apontou o CEO, Jensen Huang, na apresentação.
Já o vice-primeiro-ministro e responsável pela Ciência e Tecnologias de Informação e Comunicação, Bae Kyung-hoon, adiantou que "a IA deixou de ser uma mera inovação e tornou-se a base das indústrias do futuro", sendo que "a Coreia do Sul está no limiar da transformação". “Expandir a nossa infraestrutura de IA e desenvolver tecnologias com a Nvidia é um investimento que fortalecerá ainda mais os pontos fortes da Coreia do Sul, incluindo sua capacidade de produção. Isso vai apoiar a prosperidade da Coreia do Sul para se tornar uma das três principais potências globais em IA", explicou.
Ora, o próprio governo está a investir em infraestrutura de IA e anunciou a implementação de mais de 50 mil GPUs da Nvidia para impulsionar o seu desenvolvimento. O plano vai arrancar com 13 mil processadores Blackwell e outros da Naver Cloud, que tem uma parceria com a Nvidia, e deverá permitir a criação do Centro Nacional de Computação de IA da Coreia do Sul.
Mas a parceria chega a empresas sul-coreanas. A Samsung vai construir uma fábrica de IA e vai contar com os processadores gráficos da Nvidia, utilizando mais de 50 mil "chips" para incorporar IA em todo o processo de fabrico na produção de "chips" próprios, smartphones e robôs.
Já a parceria com a Hyundai vai permitir focar a fabricante automóvel no desenvolvimento de veículos autónomos, fábricas inteligentes e em robótica, com recurso a 50 mil processadores gráficos Blackwell. A Nvidia explicou que a parceria com a Hyundai vai permitir desenvolver um ecossistema consistente, apoiado num investimento de três mil milhões de dólares.
Mais lidas
 
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                     
                                         
                             
                             
                             
                             
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                    