OpenAI negoceia com Microsoft reestruturação e futura entrada em bolsa
A OpenAI quer passar a ser uma organização com fins lucrativos, mas isso implica renegociar o contrato milionário com a Microsoft.
A OpenAI e a Microsoft estão a renegociar os termos da sua parceria milionária, de modo a permitir que a dona do Chatgpt possa vir a lançar uma Oferta Pública Inicial (IPO, em inglês).
A notícia é avançada pelo Financial Times, que explica que a Microsoft, o maior financiador da OpenAI, é um dos principais opositores aos planos da empresa para se submeter a uma reestruturação que a afaste das suas raízes como organização sem fins lucrativos.
O contrato dura até 2030 e abrange o acesso que a Microsoft tem à propriedade intelectual da OpenAI, como modelos e produtos, bem como uma parte das receitas provenientes da venda de produtos.
A Microsoft investiu, até à data, mais de 13 mil milhões de dólares na Open AI. Uma questão crítica nas negociações é a quantidade de capital no grupo reestruturado que a Microsoft receberá em troca do investimento feito. De acordo com o FT, a Microsoft está a oferecer-se para ceder parte da sua participação no capital em troca de acesso a novas tecnologias desenvolvidas para além da data limite de 2030.
Segundo fontes próximas da negociação, citadas pelo jornal britânico, em cima da mesa está ainda a revisão dos termos de um contrato mais amplo, delineado quando a Microsoft inicialmente investiu mil milhões de dólares na OpenAI, em 2019.
Mais lidas