pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Universidade de Lisboa é a que cria mais empreendedores em Portugal

A Universidade de Lisboa soma mais de mil empreendedores, cujas startups geraram um valor empresarial de 30 mil milhões de euros.

Vítor N. Garcia/Cofina
15:20

A Universidade de Lisboa é a instituição de ensino superior que mais empreendedores está a formar em Portugal. A instituição lidera, pela primeira vez, o Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking, elaborado pela Startup Portugal e Dealroom.

Os dados mostram que a Universidade de Lisbao formou mais de mil fundadores de startups, com o valor gerado pelas startups dos alunos a superar os 30 mil milhões de euros. No total, os alunos desta instituição fundaram 1.292 startups, sendo que 326 captaram capital. No total, estas startups acumulam um financiamento de 3,7 mil milhões de euros. 

A Universidade Católica Portuguesa, que em 2024 ficou em primeiro lugar, cai uma posição ao ter 807 startups fundadas por alumni. Estas têm um valor combinado de 13 mil milhões de euros, sendo que as 188 startups que angariaram capital têm um financiamento conjunto de 2,3 mil milhões de euros. 

Ainda assim, é a Universidade Nova de Lisboa, que este ano sobe uma posição para o terceiro lugar das startups que mais capital já angariaram. Registadas mais de 760 ideias, num total de 190 startups fundadas, estas cataram 4,1 mil milhões de euros. No total, estas têm um valor empresarial de 19 mil milhões de euros. 

O relatório dá conta de mais de 5.200 alunos das 10 principais instituições de ensino superior como fundadores, das quais 62,2% foram criadas em Portugal. 

A Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, ISCTE, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Politécnico do Porto e o de Leiria ocupam os restantes lugares. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio