Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de computadores caíram 5,2% no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses do ano foram enviadas 71,7 milhões de unidades de computadores para todo o mundo. Uma queda de 5,2% impulsionada pela menor procura das empresas, segundo a consultora Gartner.

Os especialistas na banca online
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 10 de Abril de 2015 às 13:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

No primeiro trimestre do ano os fabricantes de computadores enviaram 71,7 milhões unidades para as lojas a nível mundial. Um número que representa uma queda de 5,2% em comparação com os 68,5 milhões registados no mesmo período do ano passado, segundo os dados da consultora Gartner citados pela Bloomberg.

 

A menor procura destes equipamentos por parte das empresas, devido aos cortes de custos, esteve na base desta queda, segundo o mesmo relatório.

 

Os números avançados pela Gartner apontam para uma queda inferior à reportada anteriormente pela IDC. De acordo com esta consultora, as fabricantes enviaram 68,5 milhões de unidades, o que representou uma queda de 6,7% e o número mais baixo desde 2009.

 

A tendência decrescente da venda de computadores volta assim a pairar sobre o sector, depois de no ano passado ter abrandado devido a muitas empresas terem optado por renovar os equipamentos. A forte procura por smartphones e tablets também tem agravado a queda das vendas de computadores nos últimos três anos.

 

De acordo com a Gartner, a Lenovo é a maior fornecedora de PC’s com uma quota de mercado de 18,9%. A empresa chinesa, que adquiriu a divisão de computadores pessois da IBM, aumentou em 5,7% o número de unidades para 13,58 milhões. Segue-se a HP com 17,3% e a Dell com 12,6%.

Ver comentários
Saber mais Gartner Lenovo HP DELL tecnologias
Outras Notícias