AT&T fecha acordo de 23 mil milhões para reforçar rede 5G com espectro da EchoStar
A AT&T anunciou esta terça-feira um acordo para adquirir licenças de espectro da EchoStar num negócio avaliado em cerca de 23 mil milhões de dólares, uma transação que vai reforçar a sua rede sem fios e de fibra nos Estados Unidos.
De acordo com o comunicado da operadora, a aquisição acrescentará em média 50 MHz de espectro de baixa e média frequência, cobrindo mais de 400 mercados em todo o país. O objetivo é “fortalecer e expandir” o portefólio da empresa, fortificando a sua capacidade de oferecer serviços 5G e de internet fixa. “Estamos a acrescentar combustível à nossa estratégia vencedora de investir em ativos de conectividade para nos tornarmos o melhor fornecedor da América”, afirmou John Stankey, presidente executivo da AT&T.
PUB
A transação, sujeita a aprovação regulatória, deverá estar concluída até meados de 2026. A AT&T planeia financiar o negócio com liquidez própria e dívida adicional. Segundo a operadora, o impacto na dívida líquida será temporário, esperando regressar ao rácio alvo de alavancagem financeira no prazo de três anos.
A compra surge após meses de pressão regulatória sobre a EchoStar. Em maio, a Comissão Federal das Comunicações (FCC) abriu uma investigação para avaliar se a empresa estava a cumprir as obrigações associadas ao uso do seu espetro. Em julho, a Bloomberg já avançava que os reguladores estavam a pressionar a companhia a alienar parte das suas frequências por falta de utilização.
PUB
Como parte do acordo, a EchoStar continuará presente no mercado norte-americano como operador móvel híbrido (MNO), mantendo a marca Boost Mobile, através de um contrato de longo prazo em que a AT&T será o parceiro principal de rede. Elementos da infraestrutura da Boost serão descontinuados de forma gradual.
O mercado reagiu de imediato à operação. As ações da EchoStar dispararam mais de 68% nas negociações de pré-abertura em Nova Iorque, enquanto os títulos da AT&T chegaram a subir 1,5%.
A transação insere-se na estratégia de crescimento da AT&T, que em maio já tinha anunciado a compra dos ativos de fibra ótica da Lumen Technologies por 5,75 mil milhões de dólares. Com a integração das novas licenças de espetro, a empresa pretende acelerar a expansão da rede 5G e do serviço de internet fixa sem fios “AT&T Internet Air”, permitindo migrar gradualmente clientes de ligações de cobre para soluções de nova geração.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Títulos Ações Crédito e dívida Empresas AT&T EchoStar Estados Unidos John Stankey Nova IorqueMais lidas
O Negócios recomenda