Etisalat compra posição da Vivendi na Maroc Telecom por 5,7 mil milhões de dólares
A Emirates Telecommunications Corp. (Etisalat), a empresa mais valiosa dos Emirados Árabes Unidos, acordou a compra da participação maioritária da Vivendi SA na Maroc Telecom SA por 5,7 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) naquela que é a maior aquisição no sector das telecomunicações do Médio Oriente.
PUB
O preço de compra da participação de 53% na Maroc Telecom, de 100 dirhams (cerca de 8,9 euros) por acção inclui um dividendo de 7,4 dirhams por acção à Vivendi, de acordo com um comunicado da Etisalat, citado pela Bloomberg. De acordo com a mesma fonte, a Vivendi espera que o negócio esteja fechado no início de 2014.
A aquisição vai entregar à Etisalat o controlo sobre a maior operadora de telecomunicações móveis de Marrocos, um novo mercado a juntar às operações no continente africano, que incluem o Egipto e a Nigéria. Já para a Vivendi, a venda de activos de telecomunicações é uma parte fundamental do plano da empresa para se transformar numa nova entidade focada na música, televisão, cinema europeu e internet no Brasil.
PUB
A Etisalat opera em 15 países do Médio Oriente, África e Ásia, de acordo com o seu site. Em África, onde tem unidades no Sudão, Nigéria e Níger, a sua base de clientes cresceu 6% para os 12 milhões durante os primeiros nove meses do ano.
PUB
2013 é o ano de fusões e aquisições nas telecomunicações
Segundo dados da Bloomberg, a actividade de fusões & aquisições (M&A) no mercado das tecnologias e telecomunicações foi a mais elevada dos últimos 13 anos durante o terceiro trimestre de 2013.
PUB
De acordo com os dados mais recentes, o valor das operações de M&A alcançou os 240 mil milhões de dólares (182 mil milhões de euros) no trimestre que termina no fim de Setembro, um montante que foi impulsionado pela transacção entre a Verizon e a Vodafone.
PUB
O valor das fusões e aquisições no trimestre foi impulsionado pelo fim da parceria entre a Verizon e a Vodafone no mercado móvel norte-americano, numa operação de 130 mil milhões de dólares. Uma operação comparada à compra da Time Warner pela AOL, avaliada em 186 mil milhões de dólares, em Janeiro de 2000.
Nos últimos meses ocorreram outros negócios dignos de nota. No final de Agosto, a Microsoft anunciou a aquisição da unidade de telemóveis da Nokia por 7,2 mil milhões de dólares, e mais recentemente, a notícia de que a principal operadora de telecomunicações dos Estados Unidos, a AT&T, está a preparar-se para acomodar uma potencial aquisição da Vodafone.
PUB
Em Portugal, o mercado das telecomunicações também mudou com a fusão entre a Optimus e a Zon, oficializada no final de Agosto, e com o anúncio de fusão entre a PT e a Oi.
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda