Receitas da dona da Meo sobem 4,6% para 695 milhões no segundo trimestre
A Altice Portugal fechou o segundo trimestre do ano com receitas de 695 milhões de euros, o que representa uma subida de 4,6% face ao período homólogo do ano anterior, informou, esta quinta-feira, a operadora de telecomunicações.
Em comunicado, a empresa liderada por Ana Figueiredo nota, porém, que excluindo o contributo da Altice Labs, antiga PT Inovação, os proveitos cresceram 4,9%, beneficiando tanto de uma melhoria (de 4,8%) no segmento consumo, impulsionada sobretudo pelo negócio da energia, como no de serviços empresariais (4,5%).
PUB
Segundo a empresa, "apesar de um contexto de mercado desafiante, marcado pela subida dos preços grossistas de energia e por uma concorrência intensa", a Meo Energia "registou um crescimento sólido e expandiu significativamente a sua base de clientes", a qual aumentou de 76 mil no final do segundo trimestre de 2024 para 188 mil em junho de 2025.
A base total de serviços fixos e móveis atingiu aproximadamente 13,3 milhões, enquanto o número total de clientes únicos no segmento consumo atingiu 1,7 milhões.
O total de serviços fixos registou uma variação positiva de 0,3% face ao segundo trimestre de 2024, situando-se nos 6 milhões, enquanto a de clientes dos serviços de televisão por subscrição e de conectividade aumentou 1,3% e 1,8%, respetivamente, alcançando 2 milhões e 1,9 milhões, detalha a Altice Portugal.
PUB
Já a base de clientes móveis pós-pago ascendeu a 5,4 milhões e, impulsionada pela oferta convergente, registou um acréscimo de 3,3% face ao segundo trimestre de 2024 e de 1,2% (+66 mil clientes) no segundo trimestre de 2025 face ao anterior.
No primeiro semestre do ano, as receitas da Altice atingiram 1.392 milhões de euros, o que compara com 1.409 milhões de euros, reportados em igual período de 2024, o que daria uma descida de 1,2%.
Contudo, no terceiro trimestre do ano passado, a Geodesia Internacional (FTTH na Alemanha) deixou de fazer parte do perímetro da Altice Portugal e os números foram formados em conformidade para permitir uma comparação justa com os períodos anteriores.
PUB
Assim, tendo conta o "pro forma" das operações da empresa Geodesia em territórios internacionais, as receitas da Altice, na comparação anual homóloga com 2024 subiram 3,5% nos primeiros seis meses de 2025.
O EBITDA (resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ascendeu a 488 milhões de euros, traduzindo uma evolução negativa de 3,4%, enquanto o investimento global atingiu 197 milhões de euros, aumentando 2,2% em termos anuais, níveis descritos pela empresa como "de excelência no setor" que "consolidam a posição de liderança da Meo no mercado nacional das comunicações eletrónicas".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Mercado da energia Televisão Preços Mercado grossista Altice Portugal Partido dos Trabalhadores2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda