pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Espanhola MasOrange faz acordo com Huawei para nova rede. Chinesa regressa à Europa

A Huawei está na lista negra da Comissão Europeia, mas vai liderar um projeto de implementação de novas redes de telecomunicações em Espanha. Projeto arranca em Sevilha, e pode marcar o regresso da empresa chinesa às redes telco.

Andy Wong / AP
14 de Maio de 2025 às 15:23

A Huawei está de regresso às redes europeias, depois do bloqueio de vários países europeus, inclusive Portugal. Após desaparecer do mapa, a empresa chinesa aliou-se à espanhola MasOrange para implementarem a nova rede 5.5G (5G Advanced) em território vizinho. 

A empresa de telecomunicações, que resultou da fusão da Orange com a MásMóvil, escolheu Sevilha para implementar a infraestrutura de comunicações que visa ser a ponte para o 6G.

A MasOrange é a primeira empresa a avançar na tecnologia em Espanha e estima-se que seja também pioneira na Europa. O programa insere-se dentro do projeto eCity Sevilha e vai avançar com casos de estudo e pilotos com empresas. 

A primeira fase contém bandas baixa e média, com o espectro de 25GHz e 140MHz da banda de 3,5GHz, explica o jornal Cinco Días. A empresa compromete-se, com esta nova rede, a aumentar a velocidade e a uma menor latência. 

A colaboração com a Huawei pode causar alguma estranheza, uma vez que a empresa chinesa está na lista negra dos Estados Unids e da Comissão Europeia por riscos associados à segurança das redes de comunicações. De fora, avança a publicação espanhola, ficou a Ericsson.

A construção das redes de 5.5G, que traçam o caminho para o 6G, marca o regresso da Huawei ao território europeu no âmbito das telecomunicações. Um estudo da EY considerou, no ano passado, que a exclusão definitiva da empresa chinesa pode custar mais de mil milhões de euros à economia portuguesa só na substituição de equipamentos, aos quais se têm de acrescentar outros valores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio