A empresa norte-americana revelou no Twitter, citada pela BBC esta terça-feira, dia 18 de Agosto, que decidiu adiar o lançamento deste novo smartphone modular. Este projecto a que a Google deu o nome de "Projecto Ara" não será testado antes de 2016.
A Google tinha planeado distribuir entre 20 a 30 smartphones em Porto Rico para testar o Projecto Ara, mas agora o lançamento foi adiado e provavelmente o teste terá lugar nos Estados Unidos.
Este primeiro smartphone modular do mundo vai permitir aos utilizadores montar o seu smartphone personalizado. Os componentes podem ser acrescentados ou retirados facilmente, sem a necessidade de alterações substanciais no smartphone.
Este Projecto Ara é a aposta da Google numa plataforma aberta, com hardware livre para a criação de smartphones modulares. A plataforma irá incluir uma base estrutural com os módulos que irão formar os smartphones como o utilizador quiser. Estes módulos poderão ser um monitor, um teclado ou uma bateria extra.A partir da base, os utilizadores vão poder trocar os componentes com defeito ou mais velhos, proporcionando, assim, ciclos de vida mais longo para o aparelho, o que significa que um ecrã riscado ou uma bateria gasta não serão tão caros de substituir e vai permitir criar um smartphone personalizado e direccionado para tarefas específicas.
A partir da base, os utilizadores vão poder trocar os componentes com defeito ou mais velhos, proporcionando, assim, ciclos de vida mais longo para o aparelho, o que significa que um ecrã riscado ou uma bateria gasta não serão tão caros de substituir e vai permitir criar um smartphone personalizado e direccionado para tarefas específicas.
Segundo a BBC, a primeira demonstração pública desta tecnologia deu-se numa conferência de programadores da Google e foi bem aceite.
Está previsto que estes smartphones modulares tenham o preço de 50 dólares (45 euros).