Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sabe quantos chineses têm telemóvel? (Quase) todos

Na China, contabilizavam-se 1,3 mil milhões de utilizadores de telemóveis no final de 2015. Naquele que é dos mais importantes mercados para as fabricantes, há 386 milhões de subscritores de tecnologia 4G.

Bloomberg
Ana Serafim anaserafim@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 20:22
  • Partilhar artigo
  • ...

A China é o país mais populoso do mundo e praticamente todos os habitantes têm telemóvel. Pelo menos é isso que mostram os últimos dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, que contabilizavam mais de 1,3 mil milhões de utilizadores destes aparelhos no final de 2015.

Desses, 29,6% usam tecnologia 4G, de acordo com a mesma fonte, citada esta terça-feira, 26 de Janeiro, pelo China Daily.

Os utilizadores de 4G disparam no mercado chinês, com 289 milhões de novos subscritores no ano passado, quase triplicando os números de 2014. Hoje, contam-se cerca de 386 milhões pessoas com aparelhos detentores desta característica na China.

Ao contrário, o volume de clientes do 2G caiu a pique: menos 183 milhões do que no final do ano anterior, ainda assim 39,9% do total.

Nas comunicações fixas, os clientes totalizaram 231 milhões.

A segunda economia do mundo tem sido ‘a galinha dos ovos de ouro' das fabricantes de telemóveis e smartphones. Embora a economia do país esteja a crescer ao ritmo mais lento dos últimos 25 anos, a China é o maior mercado para o iPhone, fora dos EUA. AS vendas no mercado chinês são as que crescem a um ritmo mais acelerado na Apple.


No início de Janeiro, as autoridades chinesas davam conta de um aumento de 30% na importação de smartphones sem sistema Android na China durante o quarto trimestre de 2015, catapultando os resultados da Apple ou da Microsoft. Só no fim-de-semana de lançamento do seu novo modelo, em Setembro, a empresa da maça vendeu 13 milhões de aparelhos no gigante asiático, onde tem pelo menos 28 lojas e espera chegar às 40 até meados de 2016.

Os números finais da companhia fundada por Steve Jobs serão conhecidos esta terça-feira, 26 de Janeiro, quando a Apple divulgar dados relativos ao último trimestre de 2015.

Também a chinesa Huawei registou boas vendas à conta dos consumidores chineses, anunciando um aumento das receitas na ordem dos 70% no ano passado, face a 2014. A terceira maior vendedora de smartphones a seguir à Samsung e à Apple justificou esta performance com o crescimento do negócio na China e na Europa Ocidental.

Estima-se que em 2016 haja 600 milhões de utilizadores de 4G no mercado chinês.

Ver comentários
Saber mais China telecomunicações Samsung Apple Huawei 4G tecnologias da informação
Outras Notícias