Telecomunicações Televisão paga cresceu acima da média dos últimos cinco anos

Televisão paga cresceu acima da média dos últimos cinco anos

A Nos continua a liderar o segmento de televisão paga, mas a Vodafone foi a única operadora a aumentar a quota de mercado no ano passado.
Televisão paga cresceu acima da média dos últimos cinco anos
Bloomberg
Sara Ribeiro 09 de março de 2016 às 15:27

No ano passado o número de clientes do serviço de televisão paga aumentou para 3,52 milhões. Um valor que representa uma subida de 5% face ao ano anterior e que se situa acima da média dos últimos cinco anos (4,6%), de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pela Anacom.

O crescimento deste segmento é explicado pelo regulador pelo aumento das ofertas em pacote e das ofertas suportadas em fibra óptica, que têm estado no centro do investimento das operadoras. No final de 2015 23,1% do total dos subscritores tinham acesso a este serviço através desta tecnologia a segunda forma de acesso mais importante.

O cabo continua a ser a princial forma de acesso ao serviço de televisão paga, apesar de ter diminuído 1,4%.

Já as ofertas em pacote representaram 87,8% do total de assinaturas deste serviço.

A operadora Nos continua a ter o maior número de clientes de televisão paga com uma quota de 43,8%, um valor que compara com os 44% registados em 2014. No final de 2015 a Meo, comprada pela Altice em Junho de 2015, tinha 40,7% (menos 1,5 pontos percentuais) a Vodafone 10,2% e a Cabovisão 5,1% (menos 1,1 pontos percentuais).

Durante o período em análise a Vodafone foi o único prestador a aumentar a sua quota de assinantes, com uma subida de 2,7 pontos percentuais, "sendo também o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou em 2015", detalha a entidade liderada por Fátima Barros.

O total de receitas proveniente do serviço de televisão paga, incluindo as ofertas convergentes totalizou 1.662 milhões de euros, um aumento de 23,2%. Deste valor, 205 milhões de euros provinham de ofertas deTV paga individualizadas, 112 correspondiam das ofertas double play (televisão e telefone) e 1.345 tinham como origem ofertas triple (televisão, telefone e internet), quadruple (mais telemóvel) e quintuple play (mais internet móvel).

A receita média mensal dos pacotes que englobam o serviço de TV por subscrição foi de 41 euros em 2015.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI