Carris Metropolitana com procura a crescer 15% no ano

Os autocarros da Carris Metropolitana continuam a chegar a mais população da Área Metropolitana de Lisboa e isso é visível pelo aumento da procura. Adoção aos fins de semana surpreendeu.
Sérgio Lemos
Inês Pinto Miguel 02 de Julho de 2025 às 12:37

A população da Área Metropolitana de Lisboa está a procurar as ligações aos transportes públicos e isso percebe-se pelo aumento da procura dos autocarros da Carris Metropolitana. No espaço de um ano, a utilização dos autocarros da Carris Metropolitana cresceu 15%, passando a transportar mais de 710 mil pessoas por dia em maio de 2025. 

Em maio do ano passado, base que a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) utiliza para medir o crescimento homólogo, a Carris Metropolitana transportou quase 620 mil pessoas. O administrador da TML, Rui Lopo, admite que este é um aumento positivo, uma vez que "reforça o conceito metropolita e de comunidade".

PUB

Neste espaço temporal, a Carris Metropolitana percorreu 93 milhões de quilómetros. "Queremos transportar todas as pessoas, seja o CEO de uma empresa ou outro ranking de emprego", assegura o administrador em conferência de imprensa. 

Com 21 mil viagens realizadas por dia nos 1.600 autocarros da empresa, Rui Lopo considera que este o crescimento apresentado entre os meses de maio mostram que o transporte coletivo tem tido procura e a respetiva adoção. Uma das maiores surpresas foi o facto do crescimento da procura ter sido mais acentuado aos fins de semana, acima dos 15%, enquanto a utilização nos dias úteis escolares cresceu 14,8%.

"A Área Metropolitana de Lisboa traçou um cenário pessimista da utilização da Carris Metropolitana antes da pandemia, em termos de procura. Atualmente estamos em linha com os números centrais. Mas estamos positivos de que vamos chegar aos números otimistas", assegura o administrador.

PUB

Abrindo o leque do mês de junho, o administrador assegura que os dados do mês dos Santos Populares "corroboram maio". "Crescemos 16% face a junho do ano passado. Só no feriado de Lisboa [13 de junho] foram transportados mais 17% de utilizadores e no dia 6 atingimos o recorde de pessoas transportadas num único dia". 

Perante o aumento da cobertura na margem sul do Tejo, a Carris Metropolitana chega hoje a mais 104 mil pessoas nesta região. "Passámos a servir muitos mais territórios e ainda temos mais localidades onde queremos chegar. Temos de continuar a melhorar", vinca o responsável. 

PUB

O exemplo do crescimento surge precisamente nas áreas 3 e 4, que vão de Almada a Sesimbra e de Alcochete até Setúbal. Foram estas regiões que apresentaram aumentos consideráveis na utilização, especificamente a última. "Teve um aumento espetacular, embora fruto da ausência de transportes que a zona comportava". Com exceção dos concelhos de Loures e Odivelas, todas as áreas evidenciaram um aumento no transporte de passageiros, com algumas a posicionarem-se acima dos 20%.

Sobre a possibilidade de escalar a rede, Rui Lopo esclarece que há abertura para que tal aconteça. “Estamos a conseguir escalar a rede para crescer. Queremos que nos cheguem as necessidades das populações para chegarmos a mais localidades”, sublinha.


PUB
Pub
Pub
Pub