Metro do Mondego com 36 km em funcionamento na próxima semana
A primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) vai entrar em operação no dia 16 de dezembro, sendo que até ao final deste mês o serviço será gratuito para as populações.
Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação adianta que na próxima terça-feira, às 05h30, o primeiro metrobus vai sair de Serpins (Lousã) com destino à Portagem (Coimbra).
PUB
Segundo é referido, o Metro do Mondego irá, nesta primeira fase, fazer ligações frequentes entre Portagem e Serpins, num percurso de 36 quilómetros, com 27 estações, abrangendo três concelhos - Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.
A operação no troço urbano entre as estações da Portagem e Vale das Flores, na cidade de Coimbra, entrou em funcionamento a 29 de agosto. Agora, com o alargamento a Serpins, no município da Lousã, “conclui-se o arranque da primeira fase da operação”, diz o gabinete de Miguel Pinto Luz.
O SMM representa um investimento total de 220 milhões de euros e estima-se que seja utilizado por 13 milhões de passageiros por ano.
PUB
“O Metro do Mondego é uma antiga aspiração dos habitantes da região. Ao fim de 30 anos, finalmente, as populações de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã podem usufruir de um meio de transporte rápido, seguro, amigo do ambiente e inclusivo”, afirma o ministro das Infraestruturas citado na nota divulgada.
Em pleno funcionamento, o SMM terá 42 quilómetros de extensão, 42 estações e 35 autocarros, sendo de 5 minutos o intervalo entre autocarros, por sentido, em período de ponta na zona urbana.
Saber mais sobre...
Saber mais Transportes Investimentos Lousã Coimbra Sociedade Musical de Moçâmedes Serpins Miranda do Corvo Miguel Pinto LuzMais lidas
O Negócios recomenda