Metro do Mondego começa a funcionar esta sexta-feira

A operação preliminar do Metro do Mondego vai ligar, numa primeira fase, o percurso urbano entre Portagem e Vale das Flores, na cidade de Coimbra. Até ao fim do ano o Governo diz que será aberta totalmente a linha até à Lousã.
O ministro Miguel Pinto Luz recorda que o projeto tem 30 anos.
Alexandre Azevedo
Maria João Babo 27 de Agosto de 2025 às 11:44

O percurso urbano do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), entre as estações da Portagem e Vale das Flores, na cidade de Coimbra, vai abrir oficialmente ao público na próxima sexta-feira, anunciou o Ministério das Infraestruturas e Habitação em comunicado, acrescentando que este percurso “será gratuito para todos os passageiros até à abertura da linha até Serpins, no concelho da Lousã, prevista até ao final do ano”.

O troço que será inaugurado esta sexta-feira tem 5 quilómetros de extensão e 10 estações.

PUB

Recordando que o projeto do Metro do Mondego sofreu ao longo de mais de 30 anos “várias suspensões, adiamentos e alterações - como a substituição da intenção de implementar um metropolitano ligeiro de superfície pelo atual Bus Rapid Transit (BRT) -, o gabinete de Miguel Pinto Luz sublinha que o Sistema de Mobilidade do Mondego representa um investimento total de 220 milhões de euros e estende-se aos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.

Em pleno funcionamento o Metro do Mondego terá 42 quilómetros de extensão total, 42 estações, 35 autocarros, estimando-se que atinja os 13 milhões de passageiros por ano. 

Pub
Pub
Pub