Transportes: Governo abre concurso de 1,6 milhões para projectos de eficiência energética
Esta segunda-feira, 29 de Maio, é lançada pelo Governo uma linha de financiamento de 1,6 milhões de euros destinada à redução de consumo energético nos sectores rodoviário, ferroviário, marítimo-portuário, aéreo e aeroportuário, anunciou a Secretaria de Estado da Energia.
PUB
As candidaturas ao Aviso 23 – Eficiência Energética nas Infraestruturas de Transporte visam investimentos em medidas tangíveis que promovam a melhoria do desempenho energético das infraestruturas de transporte, como a substituição de equipamentos existentes por outros mais eficientes, a implementação de dispositivos de controlo e actuação que permitam optimizar as condições de uso e consumo de energia que, no seu conjunto, apresente um período de retorno simples inferior a seis anos, refere a mesma fonte.
O financiamento dos projectos assume a forma de subsídio não reembolsável, sendo a comparticipação, por candidatura, de despesas do Fundo de Eficiência Energética, indexada ao período de retorno do investimento.
PUB
Assim, a taxa de comparticipação máxima, por candidatura, para entidades públicas, poderá ser até 45% e para entidades privadas até 15%, ambas com um limite máximo de 180 mil euros.
PUB
O período de apresentação de projectos decorrerá de 29 de Maio a 29 de Setembro. No portal eletrónico hhtp://www.pnaee.pt/avisos-fee/aviso23 está disponível o link para o formulário online, no qual se deverá introduzir toda a informação necessária para a apresentação da candidatura.
Este concurso, que se insere na estratégia de promoção da eficiência energética, segue-se à aprovação, na passada semana, de 26 projectos, no valor de 54,5 milhões de euros de investimento em edifícios da Administração Pública Central, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para instalação de painéis solares térmicos, bem como janelas e iluminação mais eficientes.
PUB
"Entre os projectos mais emblemáticos encontram-se o do Hospital de Santa Maria, com uma candidatura no valor de 15,8 milhões de euros, e o do IPO, de Lisboa, com 6,9 milhões de euros", sublinhou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches (na foto).
Mais lidas
O Negócios recomenda