Clece ganha handling nos aeroportos. Menzies vai recorrer

A Clece/South, com a última a pertencer à Iberia, é a vencedora do concurso de “handling” da ANAC, mas a Menzies, atual empresa que assegura o serviço nos aeroportos, não concorda com diferença de dois pontos.
DR
Inês Pinto Miguel 14:01

A Clece/South ganhou o concurso para assegurar o “handling” nos aeroportos portugueses, deixando a Menzies com uma diferença de dois pontos. A empresa que perdeu e que assegura o serviço atualmente vai recorrer

“Estamos extremamente desapontados com este resultado e não concordamos com a classificação atribuída”, afirmam responsáveis da Menzies em comunicado.

PUB

“Preocupa-nos que esta decisão possa causar perturbações operacionais significativas e incerteza para milhares de colaboradores, clientes e prejudique a estabilidade do setor. Iremos, por isso, iniciar de imediato o processo formal de recurso e recorrer a todos os meios disponíveis para garantir que a integridade e a equidade do resultado sejam plenamente revistas, conforme estipulado nas regras do concurso”, vincam, confirmando o recurso face ao resultado preliminar.

A Menzies Aviation sustenta ainda que “existem múltiplos fundamentos objetivos e técnicos para contestar o relatório da ANAC”. O processo de contestação a esta decisão tem de ser feito num prazo de cinco dias.

Relativamente à sua própria proposta, que assegurou 93 pontos na classificação deste relatório, a Menzies assume que esta apresenta “excelência operacional comprovada, continuidade e uma força de trabalho plenamente qualificada, composta por mais de 3.500 colaboradores”.

PUB

“Desde a aquisição da SPdH pela Menzies Aviation, em 2024, a empresa tem mantido um forte desempenho operacional, elevados padrões de conformidade e relações laborais construtivas, sustentadas por um Acordo de Empresa que protege os direitos dos colaboradores e assegura a estabilidade dos serviços. Acreditamos que a nossa proposta representa o melhor valor global e o menor risco para a ANAC e para o público em geral”, reiteram na mesma comunicação.

Já o sindicato Sitava, que representa os trabalhadores da empresa de "handling", diz que "o facto de não serem cumpridos os pressupostos previstos no plano de recuperação quanto à atribuição das licenças deixa-nos, no mínimo, estupefactos". Com a licença do serviço para os próximos sete anos, o sindicato lembra que a decisão deve pender para "quem demonstre que tem os recursos humanos e materiais, bem como clientes".

O divulgou na quarta-feira que a operadora de "handling" da companhia aérea Iberia, que pertence ao grupo IAG que, por sua vez, está na corrida para comprar a TAP, se posicionou no primeiro lugar. Contudo, a publicação revelou ainda que o Governo se prepara para prorrogar, pelo período de um ano, a licença da Menzies, uma vez que o fim do concurso ainda pode demorar e a licença da atual operadora termina a 19 de novembro.

PUB

De recordar que a TAP é , antiga Groundforce, com a maioria do capital dos britânicos da própria Menzies Aviation, que renomearam a empresa após a sua aquisição em 2024. A empresa de "handling" tem uma quota de mercado de 65% nos aeroportos nacionais.



PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Sindicatos Empresas
Pub
Pub
Pub